Skip to main content
Estações Lotadas - Metro SP

Metrô SP: Estações Lotadas

Estações Lotadas – Metro SP

#Abertura de novas estações lota monotrilho na zona leste de SP-Linha 15-Prata

#Estação Capão Redondo, na zona sul, tornou-se a mais lotada da periferia de SP-Linha 5-Lilás

Estação Capão Redondo-Linha5-Lilás

Na zona sul, se tornou a mais lotada da periferia se SP. Prestes a completar 18 anos,a estação entrou nos últimos meses para o top dez das mais cheias do metrô paulistano.A única dessa lista na preferia da cidade e também a única com apenas uma linha de metrô.As demais no ranking são estações de conexão entre ramais do metro ou permitem baldeação com trens da CPTM

Estações Lotadas - Metro SP

-Ranking das 10 estações mais cheias de SP

  1. Palmeiras –Barra Funda
  2. Luz
  3. Republica
  4. Paulista
  5. Consolação
  6. Pinheiros
  7. Paraíso
  8. Santa Cruz
  9. Capão Redondo

No fim de 2018, a linha 5 passou a se conectar à linha 1 na estação Santa Cruz e à linha 2 na Chácara Klabin.

Com o trecho completo,o volume de passageiros por dia na linha quase triplicou,comparando janeiro de 2018 e novembro de 2019,quando houve recorde de usuários,com 622 mil passageiros por dia.

Na estação Capão Redondo, a demanda saltou de 60 mil entradas por dia no inicio do ano retrasado para 104 mil em novembro passado.

E os reflexos são sentidos diretamente pelos usuários da estação, que relatam ter de esperar até 40 minutos para embarcar.

Com capacidade estimada para 22 mil passageiros por hora,segundo a ViaMobilidade,empresa privada que opera a linha,Capão Redondo tem filas para passar do terminal de ônibus metropolitanos anexo á estação do metrô;para passar as catracas e para finalmente embarcar.

Leia também:

Estações Lotadas – Metro SP

Linha 15-Prata do monotrilho se São Paulo

Desde a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus em horário integral (das 4h40 à meia noite) no ultimo dia 6, os trens estão cada vez mais lotados, obrigando o usuário a esperar até cinco composições para conseguir embarcar. O aumento de fluxo tem causado impacto na estação Vila Prudente, onde o monotrilho faz conexão com a linha 2 – verde do Metrô.

No horário de pico da tarde, parte das escadas rolantes é desligada para evitar acumulo de passageiros na plataforma.

No ultimo dia 21, a lotação foi tamanha que todas as escadas rolantes foram desligadas. Passageiros tinham de enfrentar quatro longos lances a pé para chegar à plataforma.

No horário de pico da manhã, passageiros nas estações Camilo Haddad, São Lucas e Oratório, as ultimas antes de chegar ao metrô na Vila Prudente, não conseguem embarcar, pois os trens já chegam saturados.

Estações da linha 15-Prata:

  • Vila Prudente
  • Oratório
  • São Lucas
  • Camilo Haddad
  • Vila Tolstoi
  • Vila União
  • Jardim planalto
  • Sapopemba
  • Fazenda da Juta
  • São Mateus

Questionamento?:

Questionamento sobre se a escolha do monotrilho como meio de transporte para essa região, foi um erro? A zona leste já é congestionada. Escolher um modal de media capacidade seria um erro. O metrô carrega cerca de 80 mil passageiros/hora em cada sentido. Já o monotrilho, apesar de ter capacidade de carregar 40 mil passageiros/hora, poderia transportar 25 mil passageiros/hora.

Estações Lotadas – Metro SP

Fontes:

www.metrosp.blog.br

www.folha.com.br/Aline Mazzo-Cleber Souza

www.bol.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *