Skip to main content

Metrô SP: Musica no Metrô

Musica no Metrô
O numero de reclamações feitas por passageiros do Metrô explodiu em julho. O motivo esta na musica de fundo dos trens e das estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que ressoa há pouco mais de dois meses.

Implantada em julho, o projeto “Metrô+Musica” foi responsável por praticamente três em cada quatro queixas feitas por passageiros já no primeiro mês, segundo dados do metrô.

Foram 1674 reclamações contra o sistema de som no período. Como comparação, o segundo maior motivo de criticas à companhia em julho deste ano foi a segurança, com 139 reclamações.

Legislação:

Segundo a lei municipal 15.937/2013, é proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veículos de transporte coletivo, o que inclui” todos os tipos de veículos sobre trilhos” que circulam dentro do município.

Informação do Metrô:

 

 

 

A legislação mencionada, lei municipal 15.973/2013,

é dirigida aos usuários e não ao operador

do transporte, portanto não hà ilegalidade na conduta do Metrô.

Custo do serviço:

A empresa responsável pelo conteúdo do projeto Metrô-Musica é a agencia de publicidade CC&P, que presta serviços de comunicação e publicidade para a Companhia do Metrô. O serviço inclui seleção de 10 horas diárias de musicas instrumentais de variados estilos nacionais e internacionais, manutenção do sistema que funciona em 55 estações e 142 trens das linhas 1,2 e 3 e o recolhimento dos direitos autorais (ECAD) que recaem sobre aproximadamente 30% do total da lista os outros 70% são de livre execução.

-O valor do contrato é de R$ 39 mil/mês

Informação do Metrô

Duvidas:

-É preciso esperar para saber, com o tempo, se a musica de fato incomoda aos passageiros ou se o pico de reclamações se deu pela novidade.

-Se existe ligação com o tipo ou gêneros de musicas, se existe preferência por jazz, MPB, bossa nova,samba,musica clássica, etc.

Decisão:

Se persistir o incomodo será necessário repensar o projeto.Ninguém é necessariamente obrigado a ouvir musicas variadas e sem controle de altura e gênero , no seu transporte publico diariamente.

Opinião do Metrô

A empresa, disse que a musica faz parte de um projeto para “humanizar o ambiente” e que ,segundo pesquisa,79% dos usuários querem que seja mantida nas estações, e 69%,nos trens.

Que levantamento antes da implantação mostrou que 73% dos passageiros aprovavam as musicas nos trens, e 75% nas estações.

Leia também:

METRÔ SP e a SUSTENTABILIDADE

Wi-Fi e Musica Ambiente Gratuitos  –  METRÔ 

 

Musica no Metrô

VAMOS OUVIR MUSICA!

Quais os benefícios da musica?

Esta comprovado que a musica tem um efeito relaxante. Portanto, ela se constitui em uma ferramenta eficaz no controle do estresse.

Sendo assim, o primeiro grande efeito da musica esta claro: reduzir nossos níveis de estresse, o que aumenta a nossa produtividade e nos faz fortes, incrementando as nossas defesas e nos livrando de doenças inesperadas.

– Isso ajuda a tirar maior proveito do seu dia

 

Outras razões para ouvir musica:

  • A musica aumenta a autoestima e ajuda a superar o estado de depressão
  • A musica ajuda a distrair e a explorar emoções quando estamos ofuscados
  • A musica favorece o bom humor
  • A musica ajuda na redução da dor naquelas pessoas com dor crônica
  • A musica estimula a criatividade e a imaginação
Portanto ouvir musica no Metrô poderá reduzir o seu nível de estresse e se libertar das tensões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *