Skip to main content
PANES - METRÔ E CPTM

Metrô SP: Panes

PANES – METRÔ E CPTM

Falhas entre janeiro e abril deste ano cresceram 37% na comparação com o mesmo período de 2018

O numero de panes na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e no Metrô de São Paulo registrado nos primeiros quatro meses deste ano é o maior desde 2011, de acordo com levantamento feito pela GloboNews por meio da lei de Acesso à informação.

 

No primeiro quadrimestre de 2019, as duas empresas de transportes metropolitanos contabilizaram:

-52 panes – 34 no Metrô e 18 na CPTM

 

No mesmo período de 2018:

-38 panes – 32 no Metrô e 6 na CPTM

 

#De acordo com a CPTM, as ocorrências contabilizadas são aquelas em que há interrupção total na circulação de trens, em determinado trecho, seja por problema técnico ou pela presença de usuários na via.
#Para o Metrô, ocorrência é classificada como notável dependendo da hora, local, grau de transtornos ao usuário e que tenham como duração um atraso na circulação dos trens igual ou superior a 5 minutos alem do intervalo programado.

 

PANES - METRÔ E CPTMOs dados mostram o Metrô com resultados proximos e um acréscimo significativo de panes no sistema CPTM.

O numero de panes na CPTM e no Metrô de São Paulo registrado nos primeiros quatro meses deste ano é o maior desde 2011

O aumento do numero de panes, nos sistemas, significa piora na qualidade dos transportes e transtornos para os usuários.

Porem no total o Metrô registrou mais ocorrências que a CPTM, e o Secretario dos Transportes Metropolitanos do Estado, atribuiu fato a “inauguração da operação do Monotrilho (Linha 15-Prata) em tempo integral. Foram registrados três acidentes na linha em 2019, alem de falhas na circulação. As ocorrências notáveis pela utilização do Monotrilho foram realmente expressivas, por ser uma operação que estava sendo reconhecida, uma operação nova, Estes foram mais 50% das ocorrências no Metrô”.

 

Também não temos a informação se nos dados do Metrô estão inclusos os dados de panes referentes às linhas operadas por concessionárias.

+ViaQuatro –Linha 4 Amarela

+ViaMobilidade- linha 5 Lilás

 

 

Porem não é possível fazer a comparação de desempemho entre os sistemas visto que os critérios de registros de panes são diferentes entre as empresas.

Seria interessante que as empresas uniformizassem os critérios para melhores avaliações e comparações técnicas. Afinal existem diferenças ainda significativas, entre as tecnologias envolvidas, custo de implantação e de manutenção.

 

Leia também:

CPTM – TRENS METROPOLITANOS

ESTRADA ELÉTRICA

PANES – METRÔ E CPTM

-O Metrô é considerado o melhor meio de transporte coletivo da cidade de São Paulo

 

#A CPTM possui atualmente 94 estações ativas em sete linhas, que totalizam 273 km na sua malha ferroviária. A rede da CPTM passa por 23 municípios. Todas as 7 linhas passam pelo município de São Paulo.A CPTM herdou linhas  ferroviárias que no passado foram fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo e que hoje são essenciais para a mobilidade na Grande São Paulo.A historia das ferrovias no estado remontam ao ano de 1867 com a construção da primeira ligação entre as cidades de Santos,São Paulo e Jundiaí.
#O Metrô de São Paulo tem atualmente a extensão de 96 km, 6 linhas com 85 estações,transportando 4,5 milhões de passageiros por dia útil.

 

São três operadoras:

 

.Metrô: linhas 1,2,3 e 15

.ViaQuatro : linha 4

.ViaMobilidade : linha 5

 

Fonte: G1 .globo.com/SP/são-paulo

Léo Arcoverde e Adriana Perroni-GloboNews

Blog: metrosp.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *