Skip to main content
Quer sair? Vá de Metro!

Metrô SP: Quer sair? Vá de Metro!

Quer sair? Vá de Metro!

Divirta-se com as atrações culturais que a cidade oferece e aproveite a proximidade das estações de metrô para que você tenha mais comodidade nos seus deslocamentos. Aqui estão algumas sugestões para os próximos dias:

 

ESTAÇÃO SÃO BENTO – LINHA AZUL

PAUL KLEE – Equilíbrio Instável

Centro Cultural Banco do Brasil
Quer sair? Vá de Metro!

Ícone do modernismo, o suíço Paul Klee ganha primeira grande exposição no País, com 120 trabalhos. No caminho que trilhou nas artes, o suíço Paul Klee (1879-1940) chegou a estabelecer contato com correntes como o expressionismo e o cubismo, mas permaneceu sempre independente em relação a esses movimentos. É essa autonomia de estilo que a exposição Paul Klee-Equilibrio Instável busca evidenciar, por meio de 120 pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos vindos do Zentrum Paul Klee de Berna, na Suíça. Lembrando que Klee consagrou-se, entre outros aspectos, pelo tenso equilíbrio que buscava criar entre formas elementares, a mostra destaca seus passos singulares rumo a abstração e à contestação da pintura tradicional. Há desde desenhos da juventude, como nus, até obras que revelam influencia de nomes como Kandinski, de quem foi colega quando atuou como professor da Bauhaus, na Alemanha, país onde foi perseguido pelo nazismo. Entre trabalhos conhecidos e raros, ganham destaque, por exemplo, um fac-símile de Angelus Novus, desenho que inspirou texto do filosofo Walter Benjamim, assim como fantoches que fez para seu filho entre 1915 e 1925.

Aberto: de quarta a segunda das 9h às 21h
Até 29 de abril
Entrada Grátis
Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Álvares Penteado 112, próximo à Estação São Bento.
O telefone: (11) 3113-3651

 

Leia também:

Febre amarela-Vacinação no Metro 

Colisão de trens no metrô

Quer sair? Vá de Metro!

 

ESTAÇÃO BRIGADEIRO-LINHA VERDE

43ª Ocupação Itaú Cultural

Itaú Cultural

Quer sair? Vá de Metro!

A 43ª Ocupação Itaú Cultural percorre a vida e obra de Manoel de Barros (1916-2014), poeta que capturou a grandeza das pequenas coisas. Fotografias, vídeos, manuscritos e uma boa dose de peraltagem com a língua portuguesa são algumas das ferramentas que reconstroem os caminhos do homem que permaceu menino até a velhice. Manoel era conhecido por brincar com a norma culta da língua e monumentava as coisas e seres (o humano inclusive) desprezados por uma sociedade focada na velocidade, no consumo, no descarte. Seus mais de setenta anos dedicados aos versos formam o chão de um quintal que é, sim, maior do que o mundo: na terra de Manoel, andarilhos e pobres-diabos são reis; formiga; pedra e lata são matéria de poesia. Alem da mostra com o acervo pessoal do poeta, o programa deu origem a uma publicação impressa, distribuída gratuitamente na recepção do instituto, e a uma serie de conteúdos online, como entrevistas em vídeo com parentes e colegas de Manoel de Barros.

Aberto: Terça a sexta, das 9h às 20h30.
Sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
Até 7 de Abril
Entrada Grátis
Itaú Cultural, Avenida Paulista 149, próximo à Estação Brigadeiro.
Telefone: (11) 2168-1776.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *