Skip to main content
Segurança no Metrô Sp

Segurança no Metrô Sp

Segurança no Metrô Sp

Metrô de São Paulo terá sistema de reconhecimento facial

O Metrô de São Paulo ira instalar câmeras que fazem reconhecimento facial, tecnologia que permite a identificação de pessoas por meio de imagens dos rostos. A novidade faz parte da implantação de um novo sistema de monitoramento eletrônico para as linhas 1Azul, 2verde e 3Vermelha.

Segundo o Metrô, o objetivo é a melhoria e ampliação do sistema de segurança operacional com o aumento do numero de câmeras.

O edital para a compra deste novo sistema foi lançado no final de junho no Diário Oficial do Estado. A previsão é que a entrega das propostas ocorra no dia 20 de agosto.

Uma antiga demanda do Metrô será enfim resolvida, o deficiente monitoramento das estações por câmeras. Um novo sistema de monitoramento eletrônico (SME) para as linhas, áreas de estação, centro de controle operacional, vias e pátios de manutenção.

Hoje o Metro conta com um sistema analógico de baixa resolução alem de câmeras digitais em algumas áreas, mas que não estão todas integradas. O novo conjunto devera não só resolver essas deficiências, mas oferecer recursos hoje inexistentes como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas. O novo sistema devera ter a capacidade de armazenar imagens por até 30 dias consecutivos de forma automática. O sistema deve ser protegido contra violações.

Segurança no Metrô Sp

 

AGILIDADE

Com o atual sistema, o Metrô tem tido dificuldades em identificar problemas dentro das estações ou mesmo tentativas de abordagens criminosas, por exemplo. A baixa qualidade das imagens acaba comprometendo as analises, mas é o baixo numero de câmeras que acaba contribuindo para tornar o trabalho dos agentes mais complexo. Com a nova tecnologia, alem de terem um material de melhor qualidade, haverá também a contribuição de funções de inteligência que ampliarão a identificação de situações suspeitas automaticamente.

A estimativa de custo do projeto, segundo o Metrô,é de R$ 69 milhões.

#Melhoria e ampliação do sistema de segurança operacional do Metrô

Leia também:

Camisinhas Grátis!

Estrada de Ferro Campos do Jordão retoma passeio de Maria-Fumaça

 

Segurança no Metrô Sp

Sistemas de reconhecimento facial

Segurança no Metrô Sp

Detecção facial é uma técnica de processamento de imagem e visão computacional para determinar a existência, ou não, de face numa determinada imagem e, caso exista, identificála.

Apesar de ser uma tarefa trivial para seres humanos, é um problema desafiador para computadores, visto que rostos podem variar em cor, iluminação,posicionamento e escala,dificultando a detecção e identificação automática.

A solução para o problema de detecção facial engloba diversas técnicas, como segmentação, extração, e verificação de faces e de suas características em um plano de fundo não controlado.

O processo de detecção facial serve de base para muitos sistemas de reconhecimento facial

Sobre as cameras: http://www.metro.sp.gov.br/noticias/28-06-2019-metro-compra-sistema-de-monitoramento-eletronico-com-reconhecimento-facial.fss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *