Metrô SP: Metrô SP e a Sustentabilidade

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METRÔ SP – SUSTENTABILIDADE

A qualidade de vida nas grandes cidades pode estar comprometida pela perspectiva de aumento da população nas próximas décadas. Quanto mais pessoas morando nas cidades, maior é a necessidade de se usar os recursos naturais (energia, água, matérias-primas),e mais alto é o uso de bens de consumo que geram poluição,como os automóveis.Uma alternativa para reduzir os impactos da poluição atmosférica,bem como facilitar a organização dos deslocamentos nas grandes cidades,é o uso dos transportes coletivos pela população.

Metrô, trens e ônibus elétricos urbanos são uma alternativa para os deslocamentos nas cidades. O uso do transporte coletivo contribui para a diminuição de veículos trafegando nas ruas e avenidas, sujeitas a constantes congestionamentos e consequentemente ao aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e á coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”
-Constituição Federal, Art. 225

 

Metrô de São Paulo – Compromisso com a sustentabilidade

O Metrô de São Paulo definiu diretrizes relacionadas a quatro pilares

-econômico

-social

-ambiental

-urbano

Com o objetivo de prover transporte publico com sustentabilidade, para que as necessidades da sociedade de se mover livremente se deem de forma integrada e equilibrada entre o desenvolvimento econômico e bem-estar social e ambiental.

  • ECONOMICO

-Capacidade produtiva

-Empreendimentos associados

-Fortalecimento na dinâmica econômica

-Competitividade na metrópole

 

  • URBANO

-Articulação dos agentes econômicos e políticas setoriais

-Estruturação do uso e ocupação do solo urbano

-Incremento da conectividade humana

-Valorização do desenho urbano e instalações

-Preservação do patrimônio histórico e cultural

-Requalificação urbana

 

  • SOCIAL

-Redução do tempo de deslocamento

-Política tarifaria de inclusão social

-Garantia de cidadania

 

  • AMBIENTAL

-Redução das emissões de poluentes

-Eficiência energética

-Qualidade ambiental

 

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METRÔ SP e a SUSTENTABILIDADE

 

Metrô e seus impactos no Meio Ambiente

-Impactos prévios – no anuncio da obra

-Impactos na fase de obras

-Impactos após o inicio da operação

Os impactos podem ser POSITIVOS ou NEGATIVOS

 

Impactos POSITIVOS

-Ampliação da acessibilidade e mobilidade urbana

-Redução dos tempos de viagem

-Redução dos congestionamentos e economia de combustível

-Redução da emissão de Gases de Efeito Estufa

-Redução dos níveis de poluição atmosférica

-Redução dos acidentes de transito

-Redução do total de horas de trabalho perdidas

-Confiabilidade e conforto: maior produtividade

-Ampliação da atratividade economia

-Valorização dos imóveis nas regiões lindeiras

-Revitalização urbana

Impactos NEGATIVOS

Fase implantação

-Interferências na circulação viária: desvios de trafego, incremento no fluxo de equipamentos e caminhões; remanejamento de linhas e pontos de ônibus.

-Interferências no acesso aos imóveis lindeiros e impactos no comercio

-Poluição atmosférica e sonora

-Interferências na paisagem urbana, patrimônio histórico, sítios arqueológicos e vegetação.

-Deposição de material excedente, resíduos e efluentes.

-Interferências no lençol freático

-Deslocamento compulsório de população e empresas

 

Fase operação

-Ruídos e vibrações

-Interferências na circulação lindeira:incremento no fluxo de veículos e pedestres

-Impactos decorrentes do incremento do volume de ônibus e passageiros nas vias lindeiras

-Deslocamento da população de baixa renda

-Interferências na paisagem

-Resíduos e efluentes gerados pela manutenção e operação

-Incremento no consumo de energia elétrica

 

Metrô e Meio Ambiente: Perspectivas

– Adoção de uma Política Ambiental, definindo diretrizes e metas para a atuação da empresa.

-Certificação de conformidade ambiental: série ISSO 14.000.

-Internalização dos conceitos de sustentabilidade e ampliação da conscientização do corpo técnico.

-Levantamento do passivo ambiental gerado pela implantação e operação das linhas de metro.

-Sistematização de contabilidade ambiental para calculo de custos específicos da implantação e recuperação desse passivo.

-Desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na área de bioengenharia, métodos construtivos, uso de fontes alternativas de energia renovável, ruídos e vibrações, aprimoramento do material rodante, destinação tratamento de resíduos.

-Aprimoramento das avaliações de impactos socioambientais.

-Implantação de Sistema de Gerenciamento Ambiental.

-Aprimoramento das políticas de integração com outros modos de transporte, visando incentivar a substituição modal.

-Implementação dos conceitos de inserção ampliada das estações.

 

Diretrizes de Inserção Ampliada

-Projetar para a sustentabilidade.

-Envolver a comunidade local desde as etapas iniciais do processo de planejamento de linhas.

-Aprimorar as parcerias com o setor privado, buscando potencializar as sinergias.

-Articular os órgãos e entidades governamentais envolvidos.

-Planejar os empreendimentos junto com o sistema de transporte.

-Garantir condições de diversidade social.

Planejar a diversidade dos empreendimentos na rede.

-Garantir espaços para a integração multimodal.

-Valorizar a importância do desenho urbano.

Queremos sempre o Metrô comprometido com a SUSTENTABILIDADE

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