Metrô SP: Metrô SP e a Sustentabilidade
METRÔ SP – SUSTENTABILIDADE
A qualidade de vida nas grandes cidades pode estar comprometida pela perspectiva de aumento da população nas próximas décadas. Quanto mais pessoas morando nas cidades, maior é a necessidade de se usar os recursos naturais (energia, água, matérias-primas),e mais alto é o uso de bens de consumo que geram poluição,como os automóveis.Uma alternativa para reduzir os impactos da poluição atmosférica,bem como facilitar a organização dos deslocamentos nas grandes cidades,é o uso dos transportes coletivos pela população.
Metrô, trens e ônibus elétricos urbanos são uma alternativa para os deslocamentos nas cidades. O uso do transporte coletivo contribui para a diminuição de veículos trafegando nas ruas e avenidas, sujeitas a constantes congestionamentos e consequentemente ao aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera.
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e á coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”
-Constituição Federal, Art. 225
Metrô de São Paulo – Compromisso com a sustentabilidade
O Metrô de São Paulo definiu diretrizes relacionadas a quatro pilares
-econômico
-social
-ambiental
-urbano
Com o objetivo de prover transporte publico com sustentabilidade, para que as necessidades da sociedade de se mover livremente se deem de forma integrada e equilibrada entre o desenvolvimento econômico e bem-estar social e ambiental.
-
ECONOMICO
-Capacidade produtiva
-Empreendimentos associados
-Fortalecimento na dinâmica econômica
-Competitividade na metrópole
-
URBANO
-Articulação dos agentes econômicos e políticas setoriais
-Estruturação do uso e ocupação do solo urbano
-Incremento da conectividade humana
-Valorização do desenho urbano e instalações
-Preservação do patrimônio histórico e cultural
-Requalificação urbana
-
SOCIAL
-Redução do tempo de deslocamento
-Política tarifaria de inclusão social
-Garantia de cidadania
-
AMBIENTAL
-Redução das emissões de poluentes
-Eficiência energética
-Qualidade ambiental
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METRÔ SP e a SUSTENTABILIDADE
Metrô e seus impactos no Meio Ambiente
-Impactos prévios – no anuncio da obra
-Impactos na fase de obras
-Impactos após o inicio da operação
Os impactos podem ser POSITIVOS ou NEGATIVOS
Impactos POSITIVOS
-Ampliação da acessibilidade e mobilidade urbana
-Redução dos tempos de viagem
-Redução dos congestionamentos e economia de combustível
-Redução da emissão de Gases de Efeito Estufa
-Redução dos níveis de poluição atmosférica
-Redução dos acidentes de transito
-Redução do total de horas de trabalho perdidas
-Confiabilidade e conforto: maior produtividade
-Ampliação da atratividade economia
-Valorização dos imóveis nas regiões lindeiras
-Revitalização urbana
Impactos NEGATIVOS
Fase implantação
-Interferências na circulação viária: desvios de trafego, incremento no fluxo de equipamentos e caminhões; remanejamento de linhas e pontos de ônibus.
-Interferências no acesso aos imóveis lindeiros e impactos no comercio
-Poluição atmosférica e sonora
-Interferências na paisagem urbana, patrimônio histórico, sítios arqueológicos e vegetação.
-Deposição de material excedente, resíduos e efluentes.
-Interferências no lençol freático
-Deslocamento compulsório de população e empresas
Fase operação
-Ruídos e vibrações
-Interferências na circulação lindeira:incremento no fluxo de veículos e pedestres
-Impactos decorrentes do incremento do volume de ônibus e passageiros nas vias lindeiras
-Deslocamento da população de baixa renda
-Interferências na paisagem
-Resíduos e efluentes gerados pela manutenção e operação
-Incremento no consumo de energia elétrica
Metrô e Meio Ambiente: Perspectivas
– Adoção de uma Política Ambiental, definindo diretrizes e metas para a atuação da empresa.
-Certificação de conformidade ambiental: série ISSO 14.000.
-Internalização dos conceitos de sustentabilidade e ampliação da conscientização do corpo técnico.
-Levantamento do passivo ambiental gerado pela implantação e operação das linhas de metro.
-Sistematização de contabilidade ambiental para calculo de custos específicos da implantação e recuperação desse passivo.
-Desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na área de bioengenharia, métodos construtivos, uso de fontes alternativas de energia renovável, ruídos e vibrações, aprimoramento do material rodante, destinação tratamento de resíduos.
-Aprimoramento das avaliações de impactos socioambientais.
-Implantação de Sistema de Gerenciamento Ambiental.
-Aprimoramento das políticas de integração com outros modos de transporte, visando incentivar a substituição modal.
-Implementação dos conceitos de inserção ampliada das estações.
Diretrizes de Inserção Ampliada
-Projetar para a sustentabilidade.
-Envolver a comunidade local desde as etapas iniciais do processo de planejamento de linhas.
-Aprimorar as parcerias com o setor privado, buscando potencializar as sinergias.
-Articular os órgãos e entidades governamentais envolvidos.
-Planejar os empreendimentos junto com o sistema de transporte.
-Garantir condições de diversidade social.
Planejar a diversidade dos empreendimentos na rede.
-Garantir espaços para a integração multimodal.
-Valorizar a importância do desenho urbano.
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