Skip to main content
NOVAS ESTAÇÕES NO METRO SP

Metrô SP: novas estações no metrô de São Paulo

NOVAS ESTAÇÕES NO METRO SP

Linha 5 – Lilás

Entraram em operação as estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, no final de setembro.

Agora a Linha 5-Lilás esta ligada às linhas 1-Azul e 2-Verde da rede do metro.

De inicio as estações estarão funcionando das 10 às 15 horas em todos os dias da semana e com cobrança de tarifa.

*Este ano entraram em funcionamento as estações Eucaliptos (março), Moema (abril), e AACD-Servidor (agosto).

A linha 5-Lilás passou a funcionar em 20 km de extensão entre Capão Redondo e Chácara Klabin. Ao todo, 850 mil pessoas devem ser transportadas diariamente na linha.

A operação da linha é feita pela concessionária ViaMobilidade.

A linha 5-Lilás começou a ser construída em 1998 e com o primeiro trecho de 9,4 km, entre o Capão Redondo e o Largo 13,  inaugurado em 2002.

NOVAS ESTAÇÕES NO METRO SP

 

IMPORTANCIA DAS CONEXÕES COM AS NOVAS ESTAÇÕES

Linha 5-Lilás conectada a Linha 1-Azul

Linha 5-Lilás conectada a Linha 2-Verde

*Com essas conexões, a Linha 5-Lilás interliga-se também a Linha 3-Vermelha e a Linha 4-Amarela.

 

Interligadas:

Linha 1-Azul

Linha 2-Verde

Linha 3-Vermelha

Linha 4-Amarela

Linha 5-Lilás

 

Leia também:

Evolução da abordagem ambiental no Metrô São Paulo

Conheça São Paulo a cada Estação

 

NOVAS ESTAÇÕES NO METRO SP

Estação AACD-Servidor

Estação com total acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. A estação fica próxima da sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Hospital do Servidor, que recebem muitas pessoas com necessidades especiais.

Existem portões específicos para passagem de cadeiras de rodas, e cadeirantes não pagam passagem.

Cadeirantes não pagam passagem em todo o Transporte Público de São Paulo.

Uma característica relevante na acessibilidade são os 9 elevadores e 12 escadas rolantes que facilitam a entrada e saída da estação.

A estação AACD-Servidor devera receber cerca de 22 mil passageiros por dia útil e é operada pela concessionária como as demais estações da linha.

Alem do AACD e do Hospital do Servidor Publico Estadual, a estação é a mais próxima do Parque do Ibirapuera, cerca de 1 km de distancia, do Centro Olímpico, Parque das Bicicletas, Hospital Edmundo Vasconcelos, Banco de Sangue e Tribunal de Contas do Município.

 

Estação Hospital São Paulo

A estação Hospital São Paulo esta localizada no bairro de Vila Clementino. A estação facilita o acesso às dependências da Universidade Federal de São Paulo, com o Hospital São Paulo, ao Hospital do Rim e Hipertensão, as fundações Dorina Nowill, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Amparo Maternal e Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), ao Instituto do Sono e ao Teatro Municipal João Caetano.

 

Estação Santa Cruz

Para integrar as Linhas 5-Lilás e 1-Azul, foi construída uma nova estação, ao lado da já existente, com integração gratuita, como parte do projeto de expansão. Mesmo sendo estações independentes, ambas são chamadas de Estação Santa Cruz.

Essa integração é vital para a Linha 5,por ser a primeira estação da linha do extremo sul que se integra à rede metroviária da cidade; sendo de grande importância sua integração para a demanda oriunda do extremo sul(estações entre capão Redondo e Santo Amaro)com destino ao centro Velho(luz e arredores) e Centro Novo (Avenida Paulista)

Localizada na Rua Domingos de Morais, 2564, na Vila Mariana. Desde 2001 funciona anexo à estação o Shopping Metrô Santa Cruz, totalmente integrado ao Metrô.

 

Estação Chácara Klabin

A estação Chácara Klabin tem o propósito de ser estação para integração: ela não tem terminal de ônibus nem acesso a avenidas e ruas movimentadas.

A estação é bem espaçosa e já foi construída para Linha 2, projetada para receber as plataformas da linha5-Lilás.

A integração é vital para a linha 5-Lilás, pois permite a ligação de uma linha que vai ao extremo sul (Capão Redondo, Santo Amaro Ibirapuera etc.) com outra que vai para o Centro Novo(Paulista,Clinicas etc.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *