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Metrô SP: Monotrilho de São Paulo

Monotrilho de São paulo.

MONOTRILHO

Monotrilho é uma ferrovia constituída por um único trilho, em oposição às ferrovias tradicionais que possuem dois trilhos paralelos. Um dos mais antigos monotrilhos do mundo foi construído em 1901 na Alemanha e ainda se encontra em funcionamento.

O primeiro monotrilho foi construído na Rússia em 1820 por Ivan Elmanov, em 1821 foi construído o primeiro monotrilho do Reino Unido em Londres, esse foi o primeiro a carregar passageiros.

 

TIPOS DE MONOTRILHOS:

Basicamente existem dois tipos principais de monotrilhos

  1. Nos monotrilhos suspensos o veiculo esta localizado debaixo do trilho e suspenso por cima.
  2. No modelo mais popular, o veiculo encaixa-se sobre o trilho.

VANTAGENS:

  • A principal vantagem dos monotrilhos em relação aos sistemas de trens convencionais é que necessitam de muito menos espaço, tanto na horizontal como na vertical. A largura necessária é determinada pelo tamanho do veiculo e não pelo tamanho da linha; sendo normalmente elevados, ocupam muito menos espaço no chão, sendo limitado praticamente aos pilares de sustentação.
  • Devido ao pouco espaço que ocupam no chão, são mais atrativos que os sistemas elevados convencionais e visualmente apenas impedem a visão de uma pequena parte do céu.
  • São menos ruidosos, já que usam rodas de borracha.
  • Os monotrilhos são capazes de subir, descer e virar, mais rapidamente que os comboios convencionais
  • São mais seguros, já que não descarrilam e como são elevados,dificilmente entrarão em choque com pessoas e transito.
  • São mais baratos e mais fáceis de construir, especialmente quando comparados com os sistemas de metro.

DESVANTAGENS:

  • Os monotrilhos necessitam da sua própria estrada
  • Ocupando menos espaço no chão do que os sistemas convencionais, ocupam mais do que os sistemas subterrâneos.
  • Alguns sistemas mais antigos sofrem o risco do descarrilamento e cair de uma altura de vários metros do chão
  • Alguns sistemas não possuem passarela de emergência que permite a evacuação dos veículos em caso de acidente.

SÃO PAULO :

 

O Governo do Estado de São Paulo, através da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – constrói atualmente duas linhas de monotrilho de alta capacidade de forma simultânea na capital do estado.

  • Linha 15- Prata : indo da Vila Prudente até Cidade Tiradentes
  • Linha 17- Ouro : indo do Jabaquara até Morumbi

 

 

 

Linha 15 – Prata :

O sistema de monotrilho em implantação na linha 15 – Prata do metro de São Paulo será o primeiro a ser utilizado como meio de transporte publico urbano de alta capacidade do mundo. O monotrilho da linha 15-Prata é movido à eletricidade, utiliza pneus de borracha e tem a tecnologia “driverless” que dispensa a necessidade de condutor, podendo atingir velocidade de até 80 km/h, alem de ser o de maior capacidade de transporte de passageiros no mundo com 40 mil passageiros por hora,por sentido,totalizando 500 mil usuários por dia, superando inclusive o sistema existente na cidade de Tóquio que detém esse titulo atualmente e que serviu de inspiração para o sistema paulista.As composições da Linha 15 –Prata são de produção da empresa canadense Bombardier em sua fabrica na cidade de Hortolândia ,interior do estado de São Paulo.A linha 15,implantada em um projeto moderno e arrojado,é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil  e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo.Em operação desde 2014, entre Vila Prudente e Oratório.Em fevereiro/2018 foi realizada a primeira viagem do trem para a vistoria oficial no novo trecho da Linha 15 –Prata .Foram inspecionados 5,5 km de vias do monotrilho entre as estações Oratório e Vila União.De acordo com o cronograma de obras,cinco novas estações- São Lucas,Camilo Haddad,Vila Tolstoi,Vila União e Jardim Planalto e mais 6,5 km de via elevada serão entregues a população em visita assistida neste mês de março.Já em maio esta prevista a entrega das estações Sapopemba,Fazenda da Juta e São Mateus e mais 3,6 km de vias.O total da linha 15 é previsto em 26,6 km e 18 estações.

Linha 17 –Ouro :

Iniciadas em fevereiro as obras de construção da estação Morumbi que fará parte da Linha 17-Ouro, em sistema monotrilho. A Morumbi será a ultima estação do trecho prioritário da Linha 17 –Ouro,que terá 7,7 km de extensão e oito estações entre Congonhas e Morumbi,alem da conexão com a Linha 5 –Lilás na estação Campo Belo. Atualmente, cerca de 1.200 pessoas trabalham nas obras de implantação da Linha 17 e no pátio de manutenção.

 

 

 

 

 

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