Metrô SP: Linha 6 Laranja
LINHA 6 – LARANJA – METRÔ SP
Paradas desde setembro de 2016, as obras da Linha 6-Laranja do Metro de São Paulo poderão ser reiniciadas.
O contrato de implantação, manutenção e operação da linha foi comprado pela empresa espanhola Acciona do consorcio Move São Paulo, formado pela Odebrecht TransPort, a Queiroz Galvão e a UTC Engenharia,que havia vencido leilão publico.
Obra inclui 15,3 km de trilhos que atendem 15 estações todas subterrâneas
A linha abrange as seguintes estações:
- São Joaquim
- Bela Vista
- 14 Bis
- Higienópolis-Mackenzie
- Angelica-Pacaembu
- PUC-Cardoso de Almeida
- Perdizes
- SESC Pompeia
- Água Branca
- Santa Marina
- Freguesia do Ó
- João Paulo I
- Itaberaba
- Vila Cardoso
- Brasilandia
Embora o contrato tenha sido assinado em 2013, as obras de escavação foram iniciadas em abril de 2015 e parada no ano seguinte. Desde então, o consorcio faz atividades de segurança, limpeza e afins dos espaços.
A obra inclui 15,3 quilômetros de linha e 15 estações subterrâneas. O custo anunciado em 2013 era de R$ 8,9 bilhões, divididos entre Estado e concessionária.
Segundo estimativas de 2013, a linha deve atender 633 mil pessoas diariamente, com trajeto completo de 23 minutos, ligando a região central e norte.
Ela terá integração com duas linhas de Metrô:
- Linha 1-Azul
- Linha 4-Amarela
Duas linhas da CPTM:
- Linha 7-Rubi
- Linha 8-Diamante
Leia também:
LINHA 6 – LARANJA – METRÔ SP
Linha das Universidades
Por passar pelo entorno de instituições de ensino como PUCSP, UNIP,FAAP,Mackenzie e FMU ganhou o apelido de Linha das Universidades.
A primeira estação que começou a ser construída foi a da Freguesia do Ó, em 2015, com previsão de entrega prevista para o ano seguinte. O contrato de concessão era de 25 anos, com seis para implantação e outros 19 para operação e manutenção.
A desistência do consocio Move São Paulo esta relacionado às suspeitas de envolvimento das integrantes com problemas apurados pela Operação Lava Jato. As investigações teriam dificultado a obtenção de credito pelo consorcio Move.
A Linha 6-Laranja foi anunciada na época como a primeira Parceria Público Privada de mobilidade urbana da America Latina, sendo também pioneira pelo modelo greenfield-isto é que abrange todas as etapas o empreendimento,da obra até a operação.
Modelo Greenfield : abrange todas as etapas da obra até a operação.
LINHA 6 – LARANJA –METRÔ SP
Fontes: www.metrosp.blog.br
www.metro.com.br
Deixe um comentário