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LINHA 6 – LARANJA – METRÔ SP

Metrô SP: Linha 6 Laranja

LINHA 6 – LARANJA – METRÔ SP

Paradas desde setembro de 2016, as obras da Linha 6-Laranja do Metro de São Paulo poderão ser reiniciadas.
O contrato de implantação, manutenção e operação da linha foi comprado pela empresa espanhola Acciona do consorcio Move São Paulo, formado pela Odebrecht TransPort, a Queiroz Galvão e a UTC Engenharia,que havia vencido leilão publico.
Obra inclui 15,3 km de trilhos que atendem 15 estações todas subterrâneas

A linha abrange as seguintes estações:

  • São Joaquim
  • Bela Vista
  • 14 Bis
  • Higienópolis-Mackenzie
  • Angelica-Pacaembu
  • PUC-Cardoso de Almeida
  • Perdizes
  • SESC Pompeia
  • Água Branca
  • Santa Marina
  • Freguesia do Ó
  • João Paulo I
  • Itaberaba
  • Vila Cardoso
  • Brasilandia

Embora o contrato tenha sido assinado em 2013, as obras de escavação foram iniciadas em abril de 2015 e parada no ano seguinte. Desde então, o consorcio faz atividades de segurança, limpeza e afins dos espaços.
A obra inclui 15,3 quilômetros de linha e 15 estações subterrâneas. O custo anunciado em 2013 era de R$ 8,9 bilhões, divididos entre Estado e concessionária.
Segundo estimativas de 2013, a linha deve atender 633 mil pessoas diariamente, com trajeto completo de 23 minutos, ligando a região central e norte.

Ela terá integração com duas linhas de Metrô:

  • Linha 1-Azul
  • Linha 4-Amarela

Duas linhas da CPTM:

  • Linha 7-Rubi
  • Linha 8-Diamante

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Linha das Universidades

Por passar pelo entorno de instituições de ensino como PUCSP, UNIP,FAAP,Mackenzie e FMU ganhou o apelido de Linha das Universidades.
A primeira estação que começou a ser construída foi a da Freguesia do Ó, em 2015, com previsão de entrega prevista para o ano seguinte. O contrato de concessão era de 25 anos, com seis para implantação e outros 19 para operação e manutenção.
A desistência do consocio Move São Paulo esta relacionado às suspeitas de envolvimento das integrantes com problemas apurados pela Operação Lava Jato. As investigações teriam dificultado a obtenção de credito pelo consorcio Move.
A Linha 6-Laranja foi anunciada na época como a primeira Parceria Público Privada de mobilidade urbana da America Latina, sendo também pioneira pelo modelo greenfield-isto é que abrange todas as etapas o empreendimento,da obra até a operação.
Modelo Greenfield : abrange todas as etapas da obra até a operação.

LINHA 6 – LARANJA – METRÔ SP

LINHA 6 – LARANJA –METRÔ SP

Fontes: www.metrosp.blog.br
www.metro.com.br

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