Metrô SP: Alta tecnologia
Alta tecnologia
Linha 4 – Amarela
Modernidade baseada na mais alta tecnologia é o que não falta na Linha 4 – Amarela.
Presente nas estações, trens, Centro de Controle Operacional (CCO) e no sistema de sinalização, a inovação ganha mais destaque por meio do sistema DRIVERLESS, utilizado pela primeira vez na America Latina.
Com ele, o trem é operado sem condutor, por um sistema baseado na comunicação, o CBTC. Nele, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade. O CBTC permite a aproximação de dois trens, a uma distancia similar à dos automóveis nas ruas.
Fabricados na Coreia, os trens são equipados com o que há de mais moderno e oferecem alto nível de conforto aos passageiros, como ar condicionado em todos os trens, passagem livre entre os carros, baixo nível de ruído e comunicação direta com o CCO, considerado o cérebro da operação.
Nas estações, divisórias de vidro separam a plataforma dos trilhos e levam mais segurança aos usuários. As portas do trem se abrem em conjunto com as da plataforma e o trem para exatamente no ponto de embarque e desembarque dos usuários. Esse sistema contribui de maneira expressiva para a diminuição de acidentes, evita a queda de objetos na via e interrupções na oferta de viagens.
Leia também:
http://metrosp.blog.br/novas-regras-bilhete-unico.html
http://metrosp.blog.br/quer-sair-va-de-metro.html
Alta tecnologia
A linha é operada pela ViaQuatro.
– Concessionária operadora da linha através de uma PPP
Parceria Publico-Privada.
Atualmente a linha atende da estação São Paulo-Morumbi até estação da Luz.
. São Paulo-Morumbi
. Butantã
. Pinheiros
. Faria Lima
. Fradique Coutinho
. Oscar Freire
Para saber mais:
http://www.viaquatro.com.br/linha-4-amarela
Deixe um comentário