Skip to main content

Metrô SP: Bilhete único

BILHETE ÚNICO

O Bilhete Único é um sistema de bilhetagem eletrônica que unifica em apenas um sistema, toda a bilhetagem dos meios de transporte, gerando assim benefícios aos seus usuários, tais como as tarifas integradas,ou seja , o Bilhete Único oferece desconto ou isenção da tarifa ao se utilizar meios de transporte dentro de um determinado período de tempo.Para o sistema publico o Bilhete Único é vantajoso,pois gera grande beneficio aos usuários e há economias com impressão de bilhetes.

SÃO PAULO

O Bilhete Único da cidade de São Paulo foi uma solução criada pela SPTrans empresa responsável pelo transporte de ônibus,ligada ao governo municipal.Hoje em dia, o Bilhete Único também é aceito no Metro e nos trens da CPTM.

O sistema passou por diversos balanceamentos até chegar no sistema que conhecemos hoje,sendo os principais diretamente nos primeiros meses de implantação,culminando no atual sistema que permite atualmente que o passageiro faça até quatro viagens de ônibus pagando uma única passagem dentro de um certo período de tempo. Permite ainda fazer integração com meios de transporte sobre trilhos, Metro e trem, pagando um preço menor do que a soma da tarifa de ônibus e de trem ou metro.

Alem do Bilhete Único Diário, existe o Bilhete Único Mensal, que permite a livre utilização de ônibus ou metro/trem durante 31 dias pagando um valor fixo, com a possibilidade de integrar entre ônibus e transporte sobre trilhos durante o período.

Também existe a modalidade de tarifação semanal e diária. Bilhete Único Semanal e Diário.

OUTRAS CIDADES

Outras cidades que utilizam Bilhete Único no Brasil

  • Campinas
  • Fortaleza
  • Cariri
  • Rio de Janeiro
  • Niterói
  • Araruama
  • Petrópolis

 

Cartão para a compra de crédito Comum, Estudante e Vale-Transporte, para uso nos ônibus, micro-ônibus e trens do Metrô e da CPTM.

Não tem cadastro? Acesse
Já fez o cadastro? Acesse


Pode ser utilizado nos ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM, e terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes.

Acesse para fazer o cadastro do cartão Bilhete Único.

Nele você pode colocar os créditos Comum, de Estudante e de Vale-Transporte, para usar nos ônibus e micro-ônibus, Metrô e CPTM, tudo no mesmo cartão.

cartão sem cadastro (anônimo) pode ser adquirido mediante o pagamento de R$4,00 referente ao cartão acrescido de uma compra mínima no valor equivalente a 5 tarifas vigentes e pode ser encontrado nos Postos de Venda e Atendimento.
Saiba como utilizar o cartão Comum.

    • Pode ser usado nos ônibus, micro-ônibus, trens do Metrô e da CPTM, e terminais e estações de transferência do Expresso Tiradentes, pagando 50% do valor da tarifa.
    • Digite o nº do RG ou do CPF, para IMPRIMIR O BOLETO, ou saber detalhes do status da Carteira Estudantil.
    • Acesse sua página de cadastro, selecione “Estudante -> Solicitação do Benefício” para revalidar, imprimir e pagar o boleto. Após a compensação bancária, que leva até três dias úteis, a Carteira Estudantil é revalidada.

Para ter direito é preciso: frequentar cursos regulamentados, morar a mais de 1km da escola, ter oferta de transporte público no percurso escola/casa e vice-versa, e a escola estar cadastrada na SPTrans.

Saiba como utilizar a Carteira Estudantil.

É fornecido pelo empregador, para uso exclusivo de seus funcionários, para custear as despesas com transporte no percurso residência/trabalho e vice-versa.

Faça o cadastro e receba o cartão Bilhete Único

Saiba mais sobre como utilizar o Vale-Transporte.

Para uso nos ônibus municipais, trens da CPTM e do Metrô a idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e a Passageiros Especiais (pessoas com deficiência física, auditiva ou visual).

Obesos e gestantes, a partir do quinto mês, também têm o direito de sair pela porta da frente do ônibus, desde que paguem a tarifa comum.

É um cartão para uso do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) pelas gestantes residentes no município de São Paulo e participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido, para realizar consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.

O cadastramento e a avaliação são feitos nas UBS’s.

Saiba como utilizar.

NOME SOCIAL

Atendendo ao Decreto 51180 você pode personalizar o cartão Bilhete Único com o “Nome Social”. Para isso, basta ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de um responsável legal maior de 18 anos, devidamente identificado. Comparecer à Central de Atendimento, munido de documentos (RG ou CNH), preencher e assinar o formulário de requerimento. Após sete dias da data do pedido retorne à Central e retire o cartão.

Pode ser utilizado nos estacionamentos integrados às estações de Metrô e nos ônibus municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *