Skip to main content

Metrô SP: Expresso tiradentes

EXPRESSO TIRADENTES:

Expresso Tiradentes é o nome pelo qual é conhecido o BRT de São Paulo. É um sistema de transporte de media capacidade cuja construção teve inicio em meados de 1997, sob o nome de Fula-Fila. Em 2001, seu nome foi alterado para Paulistão.Ao fim de 10 anos teve o primeiro trecho entregue apenas em 2007.
Seu objetivo atual é ligar o bairro do Sacomã ao Parque Dom Pedro II, fazendo integração com outras formas de transporte e servir de alternativa de deslocamento rápido aos moradores do extremo leste da cidade de São Paulo, principalmente da Cidade Tiradentes.
Encontra-se em operação o trecho Sacomã-Parque Dom Pedro II e o trecho Vila Prudente-Parque Dom Pedro II.

 

Fura-Fila:

Idealizado em meados de 1995 como o VLT de São Paulo, só teve suas obras iniciadas em 1997.
No projeto original os veículos seriam articulados e alimentados por cabos suspensos. No ano de 2000, este veiculo operou experimentalmente no trecho sobre o tampão do Tamanduateí por um período de quatro meses.
No final de 2000 teve suas obras e a operação experimental suspensa.

 

Paulistão:

Rebatizado com este nome em 2002, teve alterações em seu projeto original de numero de linhas. Sobre os veículos também houve alterações, pois foi tomada a decisão de substituir todos os Trólebus, veículos alimentados por cabos suspensos.
Suas obras só foram reiniciadas em 2002 e logo no final de 2003 tiveram suas obras paralisadas por alegada falta de verba.

 

Expresso Tiradentes:

 

Após considerações que chegaram a levar em conta a demolição de toda a estrutura existente até então, a administração municipal optou por adaptar toda a estrutura abandonada do VLT de São Paulo para implantação de um novo corredor de ônibus ligando o Parque Dom Pedro II aos bairros do Sacomã e Cidade Tiradentes.
O sistema seria composto por duas linhas.A linha 1,ligando o Parque Dom Pedro II ao Sacomã,faria uso de toda a antiga estrutura do VLT de São Paulo incluindo os projetos de estações,com algumas alterações,assim como a criação de pontos de ultrapassagem.A linha 2,ligando o Parque Dom Pedro II a Cidade Tiradentes,aproveitaria o projeto para a segunda linha do Paulistão,de Parque Dom Pedro a São Mateus com uma extensão até o bairro de Cidade Tiradentes. A entrega da obra completa estava inicialmente prevista para 2008,o que não ocorreu.Entretanto,em março de 2007,dez anos após o inicio das obras, o primeiro trecho, de 8,5 km de extensão,foi entregue a população.

Percurso:

Parque Dom Pedro II – Sacomã
Formado por todo percurso que seria do VLT,esta linha conta com 6 estações e 2 terminais.A linha é formada por 5 km de via elevada e 3 km de via sobre o solo. Sua inauguração comercial ocorreu no dia 8 de março de 2007.
Parque Dom Pedro II –Vila Prudente
Idealizado a partir do antigo projeto da segunda linha do Paulistão, é formado a partir da bifurcação da via elevada na altura da Av. das Juntas provisórias e a Av. dos Estados seguindo até o terminal Vila Prudente. Foi entregue em 11 de março de 2009.

 

 

 

Características do Sistema:

O sistema é um corredor de ônibus que utiliza uma via exclusiva. Suas estações possuem pontos de ultrapassagem para os veículos, controle de intervalo entre veículos utilizando GPS instalados nos mesmos, bilheterias, centros de controle operacional,áreas de pré-embarque e banheiro públicos.

 

Frota de veículos:

  • Espécie: articulados e bi-articulados
  • Carroceria: CAIO
  • Modelos: Mondego HÁ –Topbus PB-Mondego Há -Millennium
  • Chassis: Mercedes-Benz e Volvo
  • Frota ativa: 130

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *