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Funicular

Metrô SP: Funicular

Funicular

Denominase funicular a um tipo especial de caminho de ferro ou estrada de ferro utilizado para subir grandes aclives.

 

FunicularNão se deve confundir com as estradas de ferro dotadas de planos inclinados. Estrada de ferro de cremalheira.

O funicular circula sobre rodas de aço e normalmente dispõe de duas cabinas enlaçadas por um cabo de aço sobre uma via de trilhos, tal como um ascensor inclinado, de tal forma que enquanto um veiculo desce o outro sobe, o que permite aproveitar a energia potencial do que fica na parte superior para subir o inferior .O seu nome deriva do latim,funículos,diminutivo de funis,que significa “corda”.

Os vagões podem compartilhar a mesma via salvo no ponto médio, onde se bifurca em duas para que possam passar. Os veículos não precisam de motorização própria, já que o movimento é acionado por motor estacionário localizado na plataforma que movimenta uma grande roldana, que por sua vez move o cabo de tração.

Os veículos são dotados de vários sistemas de travagem de emergência e segurança em caso de falha nas instalações ou veículos.

Este meio de transporte foi criado em meados do século XIX como uma alternativa às estradas de ferro, como meio de vencer grandes inclinações.

Este transporte tem grandes vantagens, pela sua segurança, funcionalidade e capacidade de transporte e a sua adaptação tanto às zonas urbanas como ás de montanha, e por isso novamente ficaram na moda. Hoje em dia na Europa existem mais de duzentos funiculares em serviço.

 

Funicular
O Funicular de Paranapiacaba ou Elevador de Paranapiacaba foi um funicular (sistema endless rope) ferroviário que funcionou em Paranapiacaba, Santo André, Estado de São Paulo no Brasil, construído para tracionar trens em uma subida de 796,6 metros de altitude, na Serra do Mar, para o transporte de café da cidade de Jundiaí ao Porto de Santos.

 

 

História

Os primeiros funiculares começaram por funcionar à força da água: uma roda de água puxava o veiculo ao longo do percurso; este meio

de transporte era utilizado como apoio ao embarque e desembarque de navios que circulavam em canais. Um dos primeiros funiculares foi construído,em 1777,no Tyrone Canal, na Irlanda.

No século XIX, o começo da era dos canais fez com que este sistema se expandisse e evoluísse. A roda de água foi substituída pela tração animal, que mais tarde veio dar lugar à técnica de contrapeso de água, passando este a ser o mecanismo preferencial. Mais tarde, a tração elétrica foi também adotada para a locomoção de funiculares.

O primeiro funicular do mundo, acionado por uma maquina de vapor, foi o que unia Rue Terme com Croix Rousse e foi inaugurado em Lyon no ano 1862

A primeira aplicação para transporte de passageiros fezse em Dusino,Itália, e um ano depois em Lyon,França,para superar rampas de planos inclinados de até 60%.

 

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Funicular

 

Funicular no Brasil entre São Paulo e Santos

Para vencer a grande altitude da serra do mar de São Paulo sem criar um trecho excessivamente longo, os ingleses da São Paulo Railway adotaram um sistema funicular, o hoje conhecido por Primeiro Funicular da Serra construído em Paranapiacaba, subdistrito de Santo Andre.

Esse sistema vencia os quase 800 metros de altitude da Serra por meio de 4 planos inclinados,com 10% de inclinação cada plano,totalizando um percurso de 8 quilômetros.A cada plano a composição trocava de maquina para prosseguir viagem.

Funicular
Fotografias Antigas Monte Serrat Santos SP – Funicular e Escorregamento do Morro ( http://www.blogcaicara.com)

 

Estrada de Ferro Cremalheiras

Sistema ferroviário usado em zonas de grande desnível, de mais de 8%,que baseia seu funcionamento na acoplagem mecânica dos

vagões com a via permanente por meio de um terceiro trilho dentado ou “cremalheira”.

 

Fonte: Wikipedia.org

http://www.blogcaicara.com

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