Metrô SP: Monotrilho fara ligação entre terminais no aeroporto de Guarulhos – CPTM

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Monotrilho fara ligação entre terminais no aeroporto de Guarulhos – CPTM

Monotrilho entre estação CPTM e terminais de   passageiros

Governo em parceria com a administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a GRU Airport, anunciaram a construção de uma interligação, por meio de um monotrilho, da Linha 13-Jade da CPTM até os terminais de passageiros do aeroporto.

O investimento será de R$175 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. A obra será iniciada em setembro deste ano, com previsão de conclusão em maio de 2021. O monotrilho terá 2,6 km de extensão, com paradas nos três terminais de passageiros do aeroporto e na Estação Aeroporto Guarulhos da CPTM.

O monotrilho terá capacidade de 2 mil passageiros por hora em cada sentido.O trajeto total entre a Estação da CPTM e o terminal 3 do Aeroporto será feito em seis minutos.A estação Aeroporto Guarulhos ,da Linha 13-Jade,esta localizada a 500 metros de distancia do terminal 1;1,5 km do terminal 2,e 2 km do terminal 3(internacional).Atualmente,quem chega na Estação Aeroporto de Guarulhos tem de utilizar um ônibus para chegar nos terminais de passageiros.

De acordo com a GRU Airport,o traçado do monotrilho percorre terrenos da União concedidos a concessionária e,por isso não haverá necessidade de desapropriação.Não há previsão de qualquer construção nestes locais para expansão do aeroporto.

Com o novo equipamento, o passageiro, o passageiro deverá chegar aos terminais de passageiros em 52 minutos, a partir da Avenida Paulista, e 40 minutos, a partir da Estação da Luz.

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Como poderá ser o futuro sistema?

O termo “monotrilho” foi usado pelo governo e pela concessionária GRU Airport durante o anuncio de implantação do sistema, que ligara a Linha 13-Jade aos terminais do Aeroporto, porem, ele é um pouco impreciso. A razão é que esse tipo de modal não se resume apenas a trens que circulam por sustentação de concreto em guia único como ocorre na Linha 15-Prata, do Metrô.

O sistema que poderá vir a ser usado nesse tipo de transporte é o denominado “Automated People Mover” ou “People Mover”, algo como “transportador de pessoas automatizado” numa tradução livre. E eles não são exclusivos de aeroportos. Podem ser vistos em parques de diversão ou em áreas centrais de cidades como a americana Detroit, por exemplo.

Em comum, esses trens possuem uma operação remota que dispensa condutores e, nos casos de aeroportos, geralmente tem poucos assentos para permitir que os passageiros possam acessa-lo com malas volumosas.

Há desde sistemas pagos e de grande extensão como a Air Tran que serve o aeroporto John F. Kennedy , em Nova York,como também linhas gratuitas dentro e fora dos aeroportos assim como percurso subterrâneo e elevados.Os tipos de propulsão também variam de sistemas elétricos com terceiro trilho,passando por mecanismos pneumáticos como o do Aeromovel de Porto Alegre e até o avançado Maglev existente no aeroporto de Incheon,em Seul, em que o trem “levita” sobre o trilho graças ao uso de magnetos.

Por isso não se deve estranhar caso a GRU Airport contrate um sistema que pouco se assemelhe ao monotrilho como os que estão em construção em São Paulo e futuramente em Salvados.

O “people mover” que será construído a partir de setembro poderá usar trilhos convencionais, pneus, o próprio monotrilho ou ate estruturas metálicas com trens movimentados por cabos, caso da empresa alemã Doppelmayr Cable Car que é fornecedora dos aeroportos de Toronto, Cidade do México e do Metrô de Caracas.

Em geral, os “people mover” possuem recursos semelhantes ao que vemos nas Linhas 4-Amarela e a Linha 15, como portas de plataforma e sinalização por CBTC. O sistema de 2,6 km que será implantado no aeroporo terá duas vias e quatro estações. As estações deverão ficar a uma altura grande do solo para permitir que os passageiros possam chegar de forma mais acessível.

De acordo com o governo, oito empresas mostraram interesse em assumir o projeto e construção do sistema. Entre as fabricantes desse tipo de modal existem nomes conhecidos como a Bombardier, Siemens, Rotem, Mitsubishi e Ansaldo, alem do grupo brasileiro Coester que fabricou o Aeromovel de Porto Alegre.

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Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br

metrocptm.com.br

 

 

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