Skip to main content
Nova estação Metrô SP

Metrô SP: Nova estação Metrô SP

Nova estação Metrô SP

Estação Jardim Planalto entra em funcionamento na Linha 15Prata

Nova estação Metrô SP

O metrô abriu na segunda feira (26), a Estação Jardim Planalto da Linha 15Prata. A estação deve receber 12 mil passageiros por dia e vai facilitar o deslocamento dos moradores da região de Sapopemba, na zona leste, até a Vila Madalena, na zona oeste, por meio da integração com a Linha 2Verde.

Localizada na altura do numero 10.000 da Avenida Sapopemba, a estação do monotrilho funcionara de domingo a sexta feira das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h do dia seguinte. A abertura da estação, a 85ª da rede de metrô, acrescenta um trecho de 1,1 km à malha metroviária da cidade, que agora tem 97,2 km de extensão em seis diferentes linhas.

Construída pelo Metrô, a nova estação é totalmente adequada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Há duas entradas acessíveis, uma em cada lado da via, para facilitar a chegada à estação que esta no canteiro central a 16 metros de altura. Essa é uma característica do padrão arquitetônico da Linha 15, que permite um visual mais leve, com menor interferência possível na paisagem local.

São 6,4 m² de área construída, três elevadores, nove escadas rolantes e três fixas,alem de banheiros públicos acessíveis.A plataforma é central,com 90 metros de comprimento e porta automáticas de segurança.A integração da estação com as bicicletas também foi pensada,com a construção de dois bicicletários,um em cada acesso,que podem receber até 80 bikes.

O acabamento da estação foi feito em concreto aparente e aço, com aberturas que garantem ventilação e iluminação ao natural, nos três diferentes pavimentos; acesso, mezanino e plataforma, que é coberta com estrutura metálica em forma de arco. O revestimento dos pisos é de granito e as paredes internas têm pastilhas cerâmicas e fechamento em vidro.

Leia também:

Vagas de emprego Metro SP

Quem usa o metrô SP?

Nova estação Metrô SP

O máximo de iluminação naturalsustentabilidade

Linha 15Prata

Construída pelo Metro de São Paulo, a Linha15Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo, reduzindo em 505 o tempo de deslocamento entre a região do Iguatemi (estação Jardim Colonial) ao centro. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porem seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

A implantação dessa linha tem o custo de R$5,4 bilhões, em investimento exclusivos do Governo do Estado, compreendendo a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, alem do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e também de três novos terminais de ônibus já entregues na região da Vila Prudente.

Nova estação Metrô SP

· Sistema possui 27 composições de trens

A previsão é que neste ano ainda entrarão em funcionamento mais 4 km, com a abertura das Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a Estação Jardim Colonial será entregue em 2012.

Quando pronta, de Vila Prudente a Jardim Colonial, a linha atenderá a mais de 400 mil pessoas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *