Metrô SP: Novas regras bilhete único
NOVAS REGRAS BILHETE ÚNICO
A prefeitura de São Paulo determinou o fim da comercialização do Bilhete Único não identificado e a redução no numero de embarques na integração com o vale-transporte.
As mudanças foram estabelecidas em decreto publicado no sábado (23) .
A partir da entrada em vigor do decreto, a SPTrans apenas comercializara cartões de Bilhete Único personalizados e vinculados ao usuário cadastrado no site da autarquia. O cartão identificado tem a foto,nome completo e numero da identidade do usuário.
Os cartões de Bilhete Único não personalizados e sem registro ou cadastro prévio de informações do titular serão, a critério da SPTrans, gradativamente descontinuados.
Os créditos nos cartões desativados poderão ser transferidos para outros cartões.
A portaria que regulamentara a transferência ainda será editada pela Secretaria Municipal de Transporte.
VALE-TRANSPORTE
A prefeitura também altera o período de integração do cartão de vale-transporte do Bilhete Único. Hoje, o usuário pode embarcar em até quatro linhas no período de duas horas. O decreto estabelece que a integração permitira dois embarques em três horas.
Estudantes de meia tarifa continuarão a ter direito a quatro embarques no período de duas horas.
Nos domingos e feriados, a integração poderá ser realizada em até quatro embarques.
RECARGA
De acordo com o decreto, os créditos adquiridos até sábado, data da publicação do decreto, terão validade pelos próximos cinco anos. Recargas feitas durante o final de semana serão validas por um ano.
Leia também:
http://metrosp.blog.br/quer-sair-va-de-metro.html
http://metrosp.blog.br/colisao-de-trens-no-metro.html
NOVAS REGRAS BILHETE ÚNICO
TRANSPORTE INDIVIDUAL
O decreto amplia o uso do Bilhete Único como forma de pagamento para alem do sistema de trem, ônibus e metrô. O cartão poderá ser utilizado nos meios motorizados e não motorizados de transporte urbano de passageiros, tanto coletivos quanto individuais de natureza publica ou privada.
A medida abre a possibilidade de uso do cartão para pagamentos de bicicletas e patinetes, assim como aplicativos de transporte individual e taxi.
NOME SOCIAL
Mulheres e homens transexuais e travestis terão o nome social adotado, utilizado e respeitado nas fichas de cadastro, formulários, prontuários e documentos relativos ao Bilhete Único.
SPTrans tem serviço de consulta online do status do Bilhete Único
Recarga do Bilhete Único em São Paulo pode ser feita por WhatsApp
Informações úteis: http://bilheteunico.sptrans.com.br/
Deixe um comentário