O Metrô e a Mobilidade
O Metrô e a Mobilidade
Facilitar o acesso: eliminar obstáculos
Acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
Para garantir a acessibilidade para todos, os espaços, mobiliários e equipamentos urbanos em geral devem ser construídos sob o conceito de “desenho universal”. Isso significa o projeto de produtos, ambientes, programas e serviços que possam ser usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem que seja necessário um projeto especializado ou ajustamento. O desenho universal não devera excluir as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência quando necessárias.
Pessoa com mobilidade reduzida:
É aquela que tem, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva de mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.
Estão nesta definição os idosos, os obesos, as gestantes, os acidentados e as mães com criança de colo, entre outros.
Pessoa com deficiência:
Pessoa com impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruídas sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
Os tipos mais frequentes de deficiência são:
. Visual: pessoa com baixa ou nenhuma visão
. Física ou motora: pessoa com dificuldade de locomoção
. Auditiva: pessoa com dificuldade de escutar
. Intelectual: pessoa com limitação intelectual
Equipamentos facilitadores nas estações:
Estações devem ter, rampas de acesso, rebaixamento de guias em travessias de pedestres, grelhas, corrimãos, escadas rolantes, bloqueios acessíveis por cadeirantes, elevadores, plataformas elevatórias em escadas, banheiros exclusivos e até equipamentos de resgate de pessoas com deficiência em tuneis, dê acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT
Telefones especiais para surdos, sinalização de alerta nos degraus de escadas fixas, pintura de faixa branca nas bordas das plataformas, piso antiderrapante, piso tátil de alerta e rota tátil.
Sinalização tátil em Braille, sinalização visual de orientação para uso dos elevadores e plataformas elevatórias e totens para intercomunicação entre áreas de acesso e plataformas.
Embarque preferencial:
Idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com dificuldades de locomoção, pessoas com crianças de colo devem ter embarque preferencial nos horários de pico.
Atendimento preferencial:
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem ter atendimento preferencial sem permanecer em filas, além de usar os elevadores nas estações.
Assentos preferenciais:
Devem ter o direito aos assentos especiais nos vagões e estações.
ISENÇÂO TARIFARIA: passe livre
A isenção tarifaria nos transportes metropolitanos do Estado de São Paulo, conforme resoluções conjuntas SS/STM, é concedida nas linhas do Metrô, nas linhas da CPTM e nas linhas comuns da EMTU/SP
Tem direito ao benefício:
. Todos os idosos a partir de 65 anos.
. Pessoas com deficiência cuja gravidade compromete sua capacidade para o trabalho ou menores de 16 anos com deficiência
O Metrô e a Mobilidade
Fontes: www.metrosp.blog.br
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