Skip to main content
Porta Dupla

Metrô SP: Porta Dupla

Porta Dupla

Instalação em novas estações

A Companhia do Metropolitano se São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado, sábado 23 de março de 2019, o resultado da concorrência internacional realizada para a contratação de empresa para a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de portas de plataforma, simulador de testes e centros de monitoramento para as linhas metroviárias operadas pela estatal.

Linhas que serão atendidas:

– Linha 1 – Azul

– Linha 2 – Verde

– Linha 3 – Vermelha

Porta Dupla

 

As novas portas nas plataformas só deverão abrir depois da parada do trem na plataforma e suas portas abertas, para permitir a entrada e saída de passageiros.
Dentre os dois consórcios habilitados, foi selecionado o Consorcio Kobra, formado pelas empresas Husk Eletrometalurgica Ltda. MG Engenharia e Construções Ltda.,Samjung Tech Co Ltda. e Woori Technology Inc.

O processo administrativo esta aberto para vistas na gerencia de Contratações e Compras.

 

 

*A instalação de portas de plataforma em uma via que esta em funcionamento é um processo difícil. Tem que se executar obras de engenharia, obra civil na base da plataforma para depois colocar a porta e as conexões elétricas e isso só é possível fazer entre 1h e 4h da manhã. É possível pensar também em fechar algumas estações durante o final de semana e feriados para agilizar a instalação das portas.

Segundo o Metrô, as novas estações, em construção, já são projetadas para receberem o equipamento e algumas linhas do sistema já possuem portas de plataforma.

 

Leia também:

METRÔ RIO – Quarenta Anos

Alta tecnologia

PORTA DUPLA

Linha 4 – Amarela

Atualmente, todas as 9 estações da Linha 4-Amarela , operadas e mantidas pela concessionária ViaQuatro ,possuem divisórias de vidro (portas)que separam a plataforma dos trilos e levam mais segurança aos usuários.

Estações que já estão equipadas

. Todas as estações da Linha 4 – Amarela

. Todas as 6 estações da Linha 15- Prata

. Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente – Linha 2-Verde

. Vila Matilde Linha3-Vermelha

. Adolfo gordo Linha 5-Lilás

Porta Dupla

 

As portas tem a função de reduzir as interferências provocadas por invasões de usuários aos trilhos. São casos de vandalismo, imprudência, tentativas de suicídio, queda acidental de usuários e também de objetos.

 

É mais segurança para os usuários, ainda mais num metrô superlotado.
Não tivemos a informação sobre inicio das obras e prazo de conclusão ou cronograma de entrega das portas funcionando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *