Metrô SP: Primeiro sistema de transporte coletivo do mundo
PRIMEIRO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DO MUNDO
Considerado um dos grandes pensadores da humanidade, o francês Blaise Pascal estava longe de atuar apenas no campo das ideias.
Conhecido por seus teoremas matemáticos e tratados até hoje, poucas pessoas sabem que, no século 17,o matemático que inventou a primeira maquina de calcular da historia,criou algo que também mudaria para sempre a vida das pessoas nas grandes cidades: o transporte coletivo.
Graças ao espírito inquieto de Pascal, o transporte urbano mundial tem até data de nascimento: 1662.
Naquela época, Paris já era uma grande cidade com cerca de meio milhão de habitantes, mas as pessoas que não tinham meios próprios se deslocavam de um lugar para outro, na maior parte das vezes, a pé.
Para facilitar a vida dos cidadãos, Pascal desenvolveu um sistema de transporte urbano de carruagens com itinerários fixos, tarifa e horários regulares. O filósofo sugeriu ao duque de Roaunez pedir permissão ao rei Luis 14 para explorar o serviço, no que foi atendido.
A passagem do sistema pioneiro custava cinco “sois”, oriunda de “sou”, moeda que circulava na França na época de Luis 14. Eram três linhas iniciais. A primeira servia entre a ponte Saint-Antoine e o Luxembourg e começou a operar em 18 de março de 1662.
Em 11 de abril foi inaugurada a segunda linha, que ia da Rue de Saint-Antoine até a Rue Saint Honoré.
A terceira e ultima rota foi aberta em maio daquele ano e ligava o bairro de Montmartre ao Luxembourg.
A novidade foi um sucesso entre a população parisiense, com suas sete carruagens.
*Porem, desde o inicio, a grande falha era só ter sete carruagens na rota, e que elas não davam nem para a metade das pessoas que dela necessitavam.
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PRIMEIRO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DO MUNDO
BLAISE PASCAL
Nascimento: 19 de junho de 1623
Morte : 19 de agosto de 1662
Foi um matemático um matemático, físico, inventor, filosofo e teólogo católico francês. Os primeiros trabalhos de Pascal dizem respeito às ciências naturais e ciências aplicadas. Contribuiu significativamente para o estudo dos fluidos. Ele esclareceu os conceitos de pressão e vazio, estendendo o trabalho de Torricelli. Pascal escreveu textos importantes sobre o método cientifico.
Aos 19 anos ele inventou a primeira maquina de calcular. Chamada de maquina de aritmética, depois roda de pascalina e finalmente pascalina, ele construiu cerca de vinte copias na década seguinte.
Matemático de primeira linha, ele criou dois novos campos de pesquisa: Primeiro, publicou um tratado de geometria projetiva aos dezesseis anos; então,em 1654,ele desenvolveu um método de resolver o “problema dos partidos”, que, dando origem, no decorrer do século XVIII, ao calculo das probabilidades, influenciou fortemente as teorias econômicas modernas e as ciências sociais.
Como teólogo e escritor destacou-se como um dos mestres do racionalismo e irracionalismo modernos, e sua obra influenciou os ingleses Charles e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista.
Pascal, que sempre teve uma saúde frágil, adoeceu gravemente em 1659. Morreu em 19 de agosto de 1962, dois meses após completar 39 anos.
BRASIL
Segundo Eurico Galhardi, pesquisador em história do transporte público, após o encerramento do projeto de Pascal, o transporte público sobre rodas renasceria muito longe da França, mais precisamente no Brasil.
”Criamos o segundo projeto de transporte coletivo do mundo”.
A chegada da Família Real ao Brasil,em 1808,instituiu a cerimônia do “beija-mão”, em que os súditos iam até a Corte para agradar o rei chegado de Portugal. O problema era a distancia a ser percorrida pelo povo para chegar à cerimônia no palácio e tentar alguns favores, perdões ou mesmo benefícios reais.
Para resolver isso, em 18 de agosto de 1817 o rei D.João VI assinou um decreto que autorizava um dos empregados da corte,Sebastião Surigué, a explorar um serviço de carruagens entre o Paço Imperial,no centro do Rio de Janeiro,e a Fazenda Santa Cruz,a cerca de 50 quilômetros e uma das residências oficiais da Família Real.
*Esse decreto é uma verdadeira certidão de nascimento do transporte coletivo no Brasil, diz Galhardi.
Os veículos eram puxados por quatro animais, os lugares eram numerados e as passagens custavam oito reis.
Uma segunda linha de carruagens ligava o Paço Imperial à Quinta da Boa Vista, outra residência oficial da Família Real.
*Portanto há muito tempo sabemos da necessidade de criar formas de deslocamento coletivo para as pessoas se movimentarem. Principalmente nas grandes cidades, a questão da mobilidade urbana continua sempre atual.
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