Skip to main content
Sustentabilidade no Metro Sp

Sustentabilidade no Metro Sp

Sustentabilidade no Metro Sp

Parceria com a iniciativa privada prevê a geração de energia elétrica sustentável trazendo economia e redução de custos operacionais.

O Metrô de São Paulo publicou na quarta-feira (12 de julho) um chamamento público para a apresentação de projetos que permitam a empresa obter boa parte da energia elétrica necessária para suas atividades por meio da chamada autoprodução.

A ideia é que de 20% a 40% da demanda seja suprimida por fontes incentivadas e renováveis de geração de energia, mas não especificou como e onde isso poderá ser feito.

Como ainda não tem claro uma modelagem de parceria para viabilizar o projeto, o metrô espera que empresas interessadas apresentem propostas técnicas e jurídicas que enquadrem a companhia como autoprodutora de energia, a estabilidade no preço a longo prazo e a redução dos custos com impostos e taxas.

Os gastos com energia elétrica são expressivos para o Metrô, considerando que é responsável pela operação e manutenção das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, contemplando 63 estações e 71,5 km de extensão. A operação dessa estrutura demanda em média 50 MW de energia, que é adquirida no mercado livre.

Alguns requisitos do edital:

  1. Menor preço de energia para o Metrô no regime de autoprodução;
  2. Maior economia final para o Metro em comparação com as projeções de preço para a aquisição de energia convencional no Ambiente de Contratação Livre por meio de contratos bilaterais de longo prazo;
  3. Maior eficiência tributária para o Metrô em decorrência da estrutura de autoprodução;
  4. Segurança de atendimento do volume demandado;
  5. Menores riscos para o Metrô, notadamente riscos regulatórios, riscos fiscais e de enquadramento da estrutura proposta no regime de autoprodução;
  6. Experiência e histórico em projetos de geração de energia do proponente e/ou de seu grupo econômico;
  7. Histórico de parcerias do proponente e/ou do seu grupo econômica;
  8. Capacidade financeira do proponente e/ou de seu grupo econômico para assegurar a implementação do projeto e honrar seus compromissos contratuais.

Ainda não está claro como o Metro e a futura contratada atuarão em conjunto já que não se prevê uma licitação comum. O objeto é que a parceria dure 15 anos, mas com possibilidade de extensão.

As propostas terão validade de 120 dias, mas a companhia não divulgou o cronograma do projeto.

 

Sustentabilidade no Metro Sp

Fontes:

www.metrosp.blog.br

www.metro.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *