Skip to main content

Tatuzão Metrô – SP

Tatuzão Metrô – SP

Iniciada a montagem do “tatuzão” para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô

Na terça feira 17/08/2021, no canteiro de obras da Linha 6-Laranja, aconteceu à descida da roda de corte da primeira tuneladora equipamento conhecido como “tatuzão”- que será usada nas escavações do túnel no trecho sentido sul, entre as estações Santa Marina e São Joaquim. A obra teve a construção retomada em outubro de 2020, após paralisação desde 2016, e quando concluída devera atender a mais de 630 mil passageiros por dia.

O governo informa ser um investimento de R$ 15 bilhões em regime de PPP. Já no ano que vem, 9 mil pessoas estarão trabalhando nessa obra.

A descida da peça ocorreu na VSE (Ventilação e Saída de Emergência) Tiete. A escavação chegara até a Avenida Senador Felício dos Santos, logo após a estação São Joaquim, no bairro da Liberdade.

A partir do poço central, o equipamento percorrerá dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo.

“A descida da roda de corte é um símbolo muito importante para que o shield, conhecido como tatuzão, comece o percurso sentido sul até 31 de dezembro e o outro shield, até abril de 2022,siga sentido
norte” disse o secretario dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Outra etapa das obras prevê a instalação de equipamento similar para a perfuração de 5,3 quilômetros no sentido norte até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.

Tatuzão

A tuneladora que percorrera o trecho sul pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia.

A maquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. São necessários 45 pessoas para operar a tuneladora.

Atualmente, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô contam com 19 frentes de trabalho simultâneas. A obra deve gerar 9 mil empregos em todo o período de construção, sendo que já foram contratados
mais de 3 mil profissionais diretos e indiretos.

Linha 6 – Laranja

Com 15 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
O traçado completo é composto pelas seguintes estações:

Brasilândia
Vila Cardoso
Itaberaba-Hospital Vila Penteado
João Paulo I
Freguesia do Ó
Santa Marina
Água Branca
Pompeia
Perdizes
Cardoso de Almeida
Pacaembu
Higienópolis
Mackenzie
14 Bis
Bela Vista
São Joaquim

O trecho ainda facilitara a integração com a Linha 1-Azul do Metrô e 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma PPP (Parceria Público-Privada).

Fontes: são paulo.sp.gov.br
www.metrosp.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *