Skip to main content
Trem Chinês - CPTM

Metrô SP: Trem Chinês – CPTM

Trem Chinês – CPTM

Primeiro trem chinês da Linha 13Jade desembarcou no Brasil quinta feira, dia 05 de setembro.

Linha 13 Jade: Ligação entre a Estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto Guarulhos.

Trem Chinês - CPTM

Composição da Serie 2500 da CPTM foi fabricada pela empresa CRRCSifang e havia saído da China em junho. Outras sete composições devem ser entregues em 2019.

No porto de Santos os oito vagões foram içados do navio e preparados para serem levados de caminhão pela rodovia dos imigrantes até a Oficina Presidente Altino, em Osasco, onde passara por vários testes nos sistemas elétrico,mecânico e de sinalização para então ser enviado para a linha 13,que liga o sistema metroferroviario ao Aeroporto de Guarulhos.

A grande questão esta no tempo que esses testes precisarão para estarem aptos a operar. As series mais recentes recebidas pela CPTM tiveram um período de testes extremamente longo. A serie 8500, fabricada pela CAF, por exemplo, só entrou em serviço um ano depois de ser entregue para a companhia.

Leia também:

O melhor meio de transporte Público

Nova estação Metrô SP

Trem Chinês – CPTM

 

Trem Chinês - CPTMHá uma grande expectativa sobre os novos trens da Serie 2500, os primeiros a contar com bagageiros sobre os assentos e entre as passagens dos vagões. Eles também trazem como diferencial um mapa dinâmico de estações e botão de abertura das portas, inéditos em São Paulo, alem de serem importados, ao contrario dos atuais trens operados pela CPTM, todos montados no país com exceção de composições mais antigas como a Serie 2100.

 

Caso sua adaptação seja rápida e a qualidade,acima da media,será um duro golpe na indústria ferroviária nacional.

Já na licitação da serie 2500, a desvantagem de preço ficou nítida. Tanto Rotem quanto CAF, que tem unidades de fabricação no interior de São Paulo e estavam fabricando trens na época, pediram muito mais pelas oito unidades encomendadas pela CPTM.

A entrada em operação do Serie 2500 deve por fim ao rodízio de trens que a CPTM implementou no novo ramal,aberto em março do ano passado.Na estreia do serviço e ainda sem a parte da sinalização concluída,a companhia deslocou alguns serie 9500 fabricados pela Rotem para dar conta das primeiras viagens.No entanto,quando iniciou os serviços expressos Connect Airport Express,foi preciso trocar as composições pela serie 9000,produzia pela Alstom e que possui sistema de sinalização compatível com o trecho usado das linhas 11 e 12.

Até hoje, a Linha 13 opera com intervalos bastante altos por conta do sistema de sinalização fornecido pela Siemens e pela frota reduzida de trens.

Com a nova serie 2500 em operação, a ligação da região do Aeroporto de Guarulhos com a Estação Engenheiro Goulart, poderá oferecer muito mais opções de horários de viagens.

 

InterligaçãoEngenheiro Goulart

Linha 13Jade interligase com o sistema metroferroviário de São Paulo com a Linha 12 Safira que tem início na Estação Bras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *