Skip to main content

Metrô SP: Trem de Guararema

Trem de Guararema

MARIAFUMAÇA 353

Trem de Guararema

Inaugurado no dia 16 de outubro de 2015, tratase de um trem turístico que percorre trecho de ferrovia no município de GuararemaSP. A composição, com três carros de madeira fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937 e percorre o trecho entre a Estação Central de Guararema e a Vila Luis Carlos, num passeio com duração total de 2 horas.

Guararema esta apenas 80 km de distancia de São Paulo e escreve mais um importante capitulo da historia da preservação da memória e do patrimônio ferroviário desde o dia 16 de outubro, com o inicio dos passeios definitivos do “Trem de Guararema”. Personagem principal desse capitulo, a locomotiva 353 passou a ser a maior movida a vapor em operação no país.

Como a história de Guararema se confunde com a história do transporte ferroviário a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras historias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de Guararema.

Trem de Guararema

A Estação Ferroviária Central de Guararema tem muita importância para a historia da cidade, já que por mais de 90 anos entre 1876 a 1970, transportou cargas e passageiros, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, a atual estação não é a original, a antiga foi demolida e a atual foi construída em 1926, a estação passou por uma reforma e se encontra bem conservada, no local funciona escritório administrativo, bilheteria e um singelo, mas interessante museu com peças históricas.

 

PONTILHÃO

Próximo a Estação Ferroviária de Guararema chama atenção a pequena ponte com a chamativa estrutura de aço, conhecida como

Pontilhão. A estrutura belga foi montada pelos ingleses em 1910 e substituiu a ponte de madeira que passava sobre o Rio Paraíba do Sul até a Estação Central de Guararema, ela tem 165 metros de comprimento e possui 2 semiarcos.

Leia também:

Empregos no Metrô: Novas vagas de emprego no Metrô SP

Metro SP: QR Code no metrô e na CPTM

Trem de Guararema

Passeio de Trem de Guararema

O passeio de trem de Guararema é uma verdadeira volta no tempo, começando com sua locomotiva modelo Pacific,que é conhecida como locomotiva 353,mas carinhosamente chamada de Velha Senhora,foi produzida nos Estados Unidos em 1927 pela Baldwin Locomotive Works,depois de aposentada ficou por muitos anos em um deposito em Cachoeira paulista,até ser transferida para a ABPF Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.Para levar os passageiros em segurança a locomotiva foi totalmente reformada,sendo atualmente a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

Os vagões que são levados pela locomotiva também foram restaurados antes de serem liberados para o passeio de trem de Guararema, eles são de fabricação inglesa, dois deles foram fabricados em 1937 e um em 1896 e foram adquiridos pela São Paulo Railway para realizar o trecho entre Santos a Jundiaí. Identificação numérica de cada um dos vagões, Nº 288, Nº 289 e Nº 1081. Os três carros comportam ao todo 146 passageiros.

 

Estação Luis Carlos

Trem de Guararema

O passeio de trem de Guararema até a Estação Vila Luis Carlos acontece desde 2015. São aproximadamente 7 km percorridos ida e volta o percurso não é longo, são 02h00 no total de passeio, com 30 minutos na ida e 30 minutos na volta, com parada de 01h00 na Estação Vila Luis Carlos, mas o percurso parece ser ainda mais rápido enquanto se admira a paisagem cheia de verde que passa na janela do trem.

O destino do passeio é a Vila Estação Luis Carlos, que foi inaugurada em 1914 para atender os imigrantes que necessitavam embarcar pra produção de lavoura no Rio de Janeiro e São Paulo, seu nome é homenagem a Luis Carlos da Fonseca Monteiro, chefe do 2º Distrito Ferroviário da Central do Brasil, que autorizou a construção da estação, que alem de engenheiro e servidor publico era escritor, publicou 4 livros e ocupou cadeira na Academia Brasileira de letras em 1926.

A Vila Luis Carlos passou muito tempo abandonada, até ser toda revitalizada em 2011 pela empresa Fibria, através de lei de incentivo. Alem da estação mais de 20 fachadas da década de 1920 foram restauradas e tombadas pela Prefeitura de Guararema pelo seu valor histórico. Uma das construções mais antigas restauradas é a Igreja São Lourenço, construída em 1906 com doações das famílias da região em homenagem ao santo espanhol.

O trem permanece na Vila Luis Carlos 01h00, tempo suficiente para conhecer a Vila e tomar um café ou um suculento lanche rápido.

 

Garanta já seu lugar!

Ticket individual que da direito ao passeio com duração de duas horas, ida e volta.

Promocional com 50% de desconto: R$ 70,85

Crianças de até 5 anos viajando no colo não pagam

#Bom fazer reserva pela internet.

www.tremdeguararema.com.br

Bom passeio….

 

Fontes: www.tremdeguararema.com.br

www.guararema.sp.gov.br

www.saopaulosemmesmice.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *