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Colisão de trens no metrô

Metrô SP: Colisão de trens no metrô

Colisão de trens no metrô

COLISÃO DE TRENS NO METRÔ

Colisão de 2(dois) trens que compõem a Linha 15-Prata do Metrô ocorrido na terça feira 29/01 na Zona Leste em São Paulo.

A Linha 15-Prata do Metropolitano de São Paulo é uma linha de monotrilho

Laudo do Metrô de São Paulo aponta falha humana em colisão de trens.

Ação humana tornou o trem invisível ao Sistema de Comunicação e Sinalização. No acidente, registrado no dia 29, ninguém se feriu.

Um laudo da Comissão de Segurança do Metrô de São Paulo apontou falha humana. A ação humana tornou o trem, identificado como M22, que estava estacionado na plataforma da estação Jardim Planalto, invisível ao CBTC (Sistema de Comunicação e Sinalização),causando então,a colisão com o trem M23.

De acordo com o Metrô, os trens são controlados remotamente e não possuem maquinistas. Ao passar pela estação, a primeira composição não parou a tempo e colidiu com a outra que estava parada.

A batida chegou a interditar a Avenida Sapopemba, segundo a CET. Técnicos vistoriaram os estragos. Uma plataforma elevatória foi usada para que os funcionários pudessem avaliar melhor os danos da colisão. A batida aconteceu na estação Jardim Planalto, que não esta funcionando e ainda não foi inaugurada.

Segundo o metrô, na hora da colisão não havia nenhum passageiro dentro e ninguém ficou ferido. A administração informou que abriu uma sindicância para apurar as causas do acidente. Em nota, a companhia informou que “todos os procedimentos de atuação do quadro operativo da linha passarão por uma revisão rigorosa, com o objetivo de mitigar novas ocorrências”

A colisão motivou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo a determinar a formação de uma auditoria extraordinária para averiguar os motivos e possíveis impropriedades que tenham causado o acidente ocorrido. Por meio de equipe de fiscalização própria-dotada de engenheiros e técnicos na área de infraestrutura- o tribunal realizara uma vistoria in loco onde ocorreu o acidente.

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Dados técnicos

Via : As vias do monotrilho são constituídas de vigas guia de concreto de 30m de comprimento e 70 cm de largura,sendo sustentadas por colunas de concreto com altura  entre 12 e 15 m e diâmetro de 1m.

 

Sistemas de sinalização:

O monotrilho tem sistema de sinalização CBTC, que pode proporcionar um intervalo entre trens mínimo de 75 segundos. O sistema de operação do trem é baseado no sistema driverless ( sem operador humano a bordo)

O sistema CBTC/Driverless é utilizado em diversos sistemas do mundo, com altos índices de segurança operacional.

 

Fotos: http://www.metro.sp.gov.br/

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