50 Anos – METRÔ SÃO PAULO
50 Anos – METRÔ SÃO PAULO
São Paulo celebra 50 anos do primeiro Metrô do país.
No dia 14 de setembro de 1974, o trem do metrô de São Paulo fez a primeira viagem no trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana.
Desde então, dezenas de bilhões de passageiros utilizaram toda a rede do Metrô.
Para transportar essa quantidade de pessoas, ao longo de meio século os trens do metrô percorreram milhões de quilômetros.
A movimentação diária no Metrô é impressionante.
Aproximadamente 3 milhões de passageiros são transportados diariamente. Antes da pandemia da Covid-19 o número chegava a 4 milhões.
Na estação Sé, uma das mais movimentadas da rede, circulam cerca de 415 mil passageiros por dia. Antes da pandemia, cerca de 600 mil pessoas chegaram a passar diariamente pela estação do marco zero da capital.
Nos horários de pico, a operação é feita por 117 trens circulando simultaneamente nas Linhas 1-Azul,2-Verde,3-Vermalha e 15-Prata, com 2,8 mil viagens programadas por dia.
Fora do levantamento as Linhas que são operadas pelas Concessionárias.
É possível imaginar quantos objetos já foram esquecidos no Metrô nesses 50 anos?
É claro. A Central de Achados e perdidos foi abeta em junho 1975 e desde então registrou 3 milhões de itens esquecidos ou perdidos, dos quais 700 mil foram devolvidos aos seus donos.
E os impactos positivos do metrô na cidade de São Paulo?
Desde o início a operação do metrô na cidade proporcionou uma grande economia e melhor qualidade de vida para a região metropolitana com a redução do congestionamento nas ruas, redução do tempo de locomoção dos usuários, do consumo de combustível fóssil, redução da poluição do ar, redução da poluição sonora, redução de acidentes de transito,etc.
O Metrô é considerado pela população o melhor transporte público da capital.
Números gigantescos e qualidade na operação refletem a importância do Metrô na vida dos paulistanos e dos brasileiros que frequentam a capital.
Ao longo desses 50 anos, o Metrô continua a ser uma peça-chave na construção de uma São Paulo mais acolhedora e acessível, demonstrando que, mais do que um meio de transporte, é um motor de desenvolvimento socioeconômico.
50 Anos – METRÔ SÃO PAULO
Fontes:www.agenciasp.sp.gov.br
Deixe um comentário