Skip to main content

Metrô SP: Conheça melhor o Metrô de Paris

Metrô de Paris

Metrô de Paris é a forma mais rápida de se locomover pela cidade. A rede de Metrô é formada por 16 linhas que se comunicam entre elas e com os trens RER.

Linhas

Plano Metro ParisMapa do Metrô de Paris

A primeira linha de Metrô de Paris foi inaugurada em 19 de julho de 1900 e conectava Porte de Vincennes com Porte Maillot. Desde a sua inauguração, a rede foi paulatinamente ampliada e a última linha foi aberta em 1998, sendo considerada uma das mais modernas do mundo. Hoje conta com mais de 303 estações e 219 quilômetros de vias.

Os painéis indicadores de estações podem ter a inscrição Métro, Métropolitains ou somente a letra M. As linhas estão numeradas de 1 a 14, existindo duas pequenas linhas adicionais chamadas 3bis e 7bis.

Para se locomover pelo centro de Paris, o Metrô pode ser combinado perfeitamente com o RER. A passagem é a mesma e você provavelmente não notará as diferenças. No mapa que disponibilizamos nesta página podem ser vistas as linhas dos dois meios de transporte.

Horário

O horário do Metrô de Paris é de 5:30 à 01:00. Isso significa que o primeiro trem parte às 05:30 e que o último chega ao final da linha à 01:00, por isso não é recomendável pegar o metrô depois das 00:45 horas.

Nas noites de sexta e aos sábados, o metrô fecha uma hora mais tarde, às 02:15 horas.

Tarifas

Há vários tipos de passagens de transporte: passagem simples, chamada Ticket t+, e abonos diários e semanais, Paris Visite e Passe Navigo. A passagem simples custa 1,80€.

Curiosidades

Como curiosidade, a rede de Metrô de Paris é a terceira mais longa da Europa Ocidental. Com suas mais de 300 estações e 200 quilômetros de vias, é superada apenas por Londres e Madri.

Dizem que não há nenhum ponto de Paris que esteja a mais de 500 metros de uma estação de metrô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *