Metrô SP: Linha 17 – Ouro
Linha 17 – Ouro – Metro SP
Após quatro meses de impasse, Metrô assina contrato para obras remanescentes da Linha 17- Ouro
O metrô de São Paulo assinou na tarde de 13/01/2020 contrato com a empresa Constram para retomar as obras da Linha 17-Ouro, monotrilho que vem sendo construído desde 2011.
A data de inicio das atividades ainda não foi definida. A companhia venceu a licitação com a proposta de R$494,8 milhões, após o metrô rescindir o contrato com o Consorcio Monotrilho Integração (CMI), então responsável pela construção da linha. Atualmente 86% da obra foi executada.
A Constram ficara responsável pelo acabamento do Pátio Água Espraiada e das estações:
- Aeroporto de Congonhas
- Jardim Aeroporto
- Brooklin Paulista
- Vereador Jose Diniz
- Campo Belo
- Vila Cordeiro
- Chucri Zaidan
O monotrilho terá 7,7km de extensão e ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM. Também haverá ligação da linha com a estação Campo Belo, da linha 5-Lilás
Outros serviços que também cabiam ao CMI,como fabricação e fornecimento de trens e sistemas de sinalização,seguem em fase final de outra licitação.
A futura Linha 17-Ouro será uma linha de metro de São Paulo que utilizara a tecnologia metro leve, um sistema de monotrilho e será operada juntamente com a Linha 5-Lilás pela concessionária ViaMobilidade.
Essa linha ligara a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda à Estação Congonhas. Essa linha terá como principal parada o Aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5-Lilás e pela Linha 9- Esmeralda. Terá uma demanda estimada e aproximada de quinze mil passageiros por hora em cada sentido
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Curiosidade:
A linha fez parte do projeto que a cidade apresentou para ser sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O inicio de suas operações inicialmente prometido para 2013, passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018, final de 2019 e atualmente sem prazo definido.
Estações prontas em 2020
Com a assinatura do contrato pelo Metrô, resta aguardar a ordem de serviço, quando então passara a valer a contagem do prazo de execução constante na licitação. A variedade de serviços que estão incompletos é grande o que fará com que partes sejam entregues antes e outras demorarão bastante.
As obras mais vitais, no entanto, devem ser executadas num período mais curto como é o caso das estações. Que deverão ser concluídas até o final de 2020.
A instalação de vigas-trilho no pátio Água Espraiada, por exemplo, tem 480 dias de prazo, o que significa que se estenderão até meados de 2021. De forma geral, espera-se que grande parte do trabalho seja concluído até o final do ano que vem o que é suficiente para que vias,estações e pátio estejam em condições de receber sistemas e os trens de monotrilho.
Em nota, o metrô informou que a licitação de sistemas, vencida pelo consorcio Signalling(T’Trans,Molinari e Bom Sinal) esta em fase final de licitação,mas não informou quando a companhia homologara a proposta vencedora. O Metrô não se arriscou a apontar uma data prevista para a inauguração da Linha 17-Ouro.
EMPRESTIMO
O Governo de São Paulo,pegou um empréstimo de U$ 296 milhões do Banco de Desenvolvimento da America Latina para terminar as obras do primeiro trecho do monotrilho da Linha 17-Ouro.
Linha 17 – Ouro
Fontes:
www.metrosp.blog.br <br> www.metrocptm.com.br<br> www.noticias.uol.com.br
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