Skip to main content
Pesquisa Origem Destino 2023

Pesquisa Origem Destino 2023

Pesquisa Origem Destino 2023

Para entender os impactos da pandemia de Covid-19 nos deslocamentos das pessoas.

O Metrô antecipou a elaboração da maior pesquisa de mobilidade urbana do país, que mapeia todas as formas e motivos das viagens das pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e em seus acessos.

Será a sétima edição da pesquisa que tradicionalmente vinha sendo realizada a cada 10 anos, desde 1967, para apurar todas as formas de deslocamento realizadas na Grande São Paulo. Esse levantamento proporciona dados que mostram com precisão de onde, para onde, de
que forma e o motivo pelo qual pessoas fazem suas viagens diárias.

Os resultados auxiliam no planejamento de todas as redes de transporte e estruturas de mobilidade, além de setores como logística, segurança e saúde.

Foram georreferenciadas 1,2 milhão de endereços em 527 zonas pelos 39 municípios da região Metropolitana de São Paulo, sendo que a pesquisa vai usar as informações coletadas em 32 mil desse total de residências.

Como é feita a Pesquisa Domiciliar?

A pesquisa é realizada mediante entrevistas com todos os residentes de domicílios escolhidos por sorteio, através da aplicação de um questionário estruturado. Está pesquisa investiga as características das viagens de todos os moradores de um domicílio em dia útil anterior e suas características socioeconômicas.

Segurança das Informações Prestadas.

O Metro segue a Lei Geral de Proteção dos Dados e garante a confidencialidade dos dados coletados. O objetivo do planejamento de transporte não está nas informações individualizadas das famílias ou pessoas, mas nos dados agregados por zonas de investigação – as zonas OD. As informações são anonimizadas para fazer parte do banco de dados que será analisado.

Quem será pesquisado?

Os domicílios em cada zona OD serão sorteados segundo critérios estatísticos e serão visitados por pesquisadores. Em cada domicilio sorteado, todas as pessoas residentes devem responder o questionário.

Procedimento para a pesquisa domiciliar.

O domicílio sorteado recebera uma carta informando do sorteio e da visita do pesquisador. O domicílio será visitado por um pesquisador uniformizado e com identificação. Finalizada a entrevista, a equipe de supervisão poderá realizar a checagem de alguns dados, para assegurar a correção e qualidade das informações.

Pesquisas anteriores…

Existe disponível para conhecimento e consultas o relatório síntese da pesquisa OD realizada pelo Metrô em 2017-50 anos.

 

Pesquisa Origem Destino 2023

Fontes; www.metrosp.blog.br
www.metro.sp.gov.br/_BR/pesquisa-od

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *