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“Bonde São Paulo”: projeto de VLT ganha impulso (PMSP)

Veja por onde circulará o VLT “Bonde São Paulo”

Veja por onde circulará o VLT “Bonde São Paulo”

O ‘Projeto Bonde São Paulo’ ganha destaque com a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal.

Conforme anunciado pela Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira (1º). Essa adição impulsiona significativamente a iniciativa, tornando-a mais próxima da concretização, com a possível liberação de R$ 1,4 bilhão para implementar o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), mesmo diante dos desafios substanciais que enfrentará.

Há muito tempo, a capital paulista considera a implementação de um modal leve sobre trilhos, especialmente para revitalizar a região central da cidade, há anos em estado de degradação.

O projeto da prefeitura delineia um sistema com 12 km de extensão, dividido em duas linhas. Os veículos se assemelharão aos utilizados no VLT do Rio de Janeiro, com alimentação elétrica no subsolo e vias integradas ao ambiente. Isso contrasta com o único VLT em operação no estado, construído pelo governo na Baixada Santista, onde os veículos possuem alimentação aérea e circulam em canaletas próprias na maior parte do tempo.

Ambas as linhas compartilharão um trecho da Avenida São João, entre o Largo do Paiçandu e a Avenida Ipiranga.

A primeira linha (vermelha) seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, fazendo uma curva à direita em direção à Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). O percurso continuará pelo Bom Retiro, passando por diversas ruas, até chegar à estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), e retornando ao Largo da Paiçandu.

A segunda linha (azul), saindo do mesmo ponto, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contornará à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. O trajeto incluirá os viadutos Nove de Julho e Jacareí, a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus Praça da Bandeira, e seguirá por vários pontos emblemáticos da cidade.

“Bonde São Paulo”: projeto de VLT ganha impulso (PMSP)
“Bonde São Paulo”: projeto de VLT ganha impulso (PMSP)

A prefeitura planeja iniciar as obras em 2024, com um custo estimado de R$ 3,5 bilhões e um prazo de três anos para conclusão. A inauguração está prevista para 2027, segundo um cenário otimista. A gestão municipal estima uma tarifa de R$ 2,20, considerando a curta distância que os usuários terão à disposição.

Caso se concretize, será o segundo VLT do estado, que atualmente só está presente na Baixada Santista.

 

Veja por onde circulará o VLT “Bonde São Paulo”

Fonte: www.metrocptm.com.br 

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