Skip to main content
VLP - São José Campos

VLP – São José Campos

VLP – São José Campos

Pouco conhecido no Brasil, o VLP é uma composição com motorização elétrica que roda sobre pneus e é guiada por um trilho central que fica sob o pavimento.

Lançado no ultimo sábado dia 07 de dezembro pela Prefeitura de São Jose dos Campos o edital de licitação para compra de VLT (Veiculo Leve sobre Pneus). O edital prevê a aquisição de 12 veículos, que irão circular pela Linha Verde, projeto que tem como objetivo interligar as regiões sul e leste, passando pela região central do município.

De acordo com a prefeitura, os VLPs, que terão 23 metros de comprimento e capacidade para 195 passageiros, serão feitos sob encomenda. A abertura dos envelopes com as propostas acontecera no próximo dia 19 de dezembro. O edital do pregão presencial tem valor de 35 milhões. A previsão de entrega é para abril de 2021. A Linha Verde terá 20 quilometro de extensão. O projeto utilizara até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A área foi adquirida pela Prefeitura por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara de São Jose.

O plano urbanístico prevê o aterramento das linhas de energia, que dividem a cidade, geram poluição visual e dificuldades na integração territorial da cidade. Sem elas, os bairros hoje separados pelas estruturas metálicas das torres e pelos cabos ficarão mais integrados.

“O eixo sustentável de 390 mil metros quadrados, que inclui quatro praças, vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, alem de interligar alguns dos principais centros comerciais da cidade, caso de Center Vale Shopping, Vale Sul Shopping e Shibata Supermercados”

informou o governo municipal.

A Linha Verde, que terá aporte de R$ 30 milhões do Governo do Estado, começa a ser implantada no inicio de 2020. A primeira fase terá inicio na Estrada do Imperador (região Sul) até o Terminal Intermunicipal (região central)

VLP DE SÃO JOSE DOS CAMPOS TERÁ 20 KM DE EXTENSÃO

Leia também:

VLP – São José Campos

Você sabe o que é o VPL?

Conheça as características do Veiculo Leve sobe Pneus.
Sistema já aplicado em Medelín, Pádua, Paris, Shangai, Veneza, Tianjin,

Pouco conhecido no Brasil, o VLP é uma composição com motorização elétrica que roda sobre pneus e é guiada por um trilho central que fica sob o pavimento.

Exemplos:

  • Capacidade de vencer aclives: Graças à sua motorização e tipo de pneu utilizado, pode subir inclinações de até 13%.
  • Adequação ao meio urbano: Raio mínimo de curva de 10,5 metros. Dimensões: Largura de 2,20 m, altura de 3,12 m.
  • Baixa ocupação do solo: Bitola reduzida deixa mais espaço para outros modos de transporte. (pedestres, carros, bicicletas).
  • Menos ruído: Não há contato aço/aço, e graças aos pneus pouca vibração é transmitida ao solo.
  • Modulação: Composições podem ser montadas em módulos, em varias combinações.
  • Guias sob o pavimento: Sistema de guiagem em V.
  • Acessibilidade: Piso baixo permite acesso do mesmo nível a partir de plataforma com 23 cm.
  • Autonomia: Sistema pode ser alimentado por baterias,como em Pádua, Itália. Pode circular mais de 500 metros,com alimentação nos pontos de parada.

VLP – São José Campos

Fontes:

www.metrosp.blog.br
Prefeitura de São Jose dos Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *